Novembro azul: os cuidados com a saúde masculina


Você sabia que os homens vivem em média sete anos a menos do que as mulheres? E que 30% da população masculina não têm o hábito de ir ao médico? Esses dados alarmantes mostram que a saúde masculina precisa de mais atenção e cuidado, principalmente para prevenir problemas que podem comprometer a qualidade de vida. E do que se trata o Novembro azul?

Por isso, neste mês de novembro acontece a campanha Novembro Azul, que tem como objetivo alertar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças que afetam sua saúde, com ênfase no câncer de próstata. Saiba mais neste artigo!

O que é Novembro Azul?

Em princípio, é uma iniciativa mundial que surgiu na Austrália em 2003, aproveitando o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado em 17 de novembro.

A ideia é usar o mês inteiro para conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da sua saúde e realizar exames periódicos para detectar possíveis problemas. 

O nome Novembro Azul faz referência à cor oficial da campanha, que também é usada para iluminar monumentos, prédios e espaços públicos em todo o mundo durante o mês.

Importância

A campanha Novembro Azul é importante porque ajuda a quebrar tabus e preconceitos que muitos homens têm em relação à sua saúde. Afinal, muitos ainda resistem em procurar um médico e fazer exames preventivos porque consideram isso como sinal de fraqueza ou vergonha. 

O problema é que essa postura pode ter consequências graves, pois muitas doenças podem ser tratadas com mais eficácia se forem descobertas no início. Além disso, cuidar da saúde não é apenas uma questão de responsabilidade pessoal, mas também de amor-próprio e de respeito aos familiares e amigos.

Dados sobre o câncer de próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, responsável por produzir parte do líquido seminal que forma o esperma. O câncer ocorre justamente quando as células da glândula começam a se multiplicar de forma descontrolada, formando um tumor.

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2022 foram diagnosticados mais de 65 mil novos casos da doença no país. E no triênio 2023-2025, a entidade prevê um aumento de 72 mil novos casos por ano.

O câncer de próstata é uma doença silenciosa, que não costuma apresentar sintomas na fase inicial. Dessa forma, muitos homens só descobrem que têm a doença quando ela já está avançada e comprometendo outros órgãos. 

Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura, que podem chegar a 90% se o câncer for detectado no início.

Fatores de risco

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata são:

  • Idade: a incidência da doença é maior após os 60 anos.
  • Histórico familiar: homens que têm parentes de primeiro grau (pai ou irmão) com câncer de próstata têm duas vezes mais chances de desenvolver a doença.
  • Raça: homens negros têm maior incidência e mortalidade por câncer de próstata.
  • Alimentação: uma dieta rica em gorduras saturadas, carnes vermelhas, embutidos e alimentos industrializados pode favorecer o surgimento da doença.
  • Obesidade: o excesso de peso pode alterar os níveis hormonais e inflamatórios do organismo, aumentando o risco de câncer.

Novembro Azul: prevenção é o melhor caminho

Uma das formas de prevenir o câncer de próstata é adotar hábitos saudáveis de vida, como manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regularmente, evitar o consumo de álcool e tabaco, entre outras práticas benéficas à saúde.

Além disso, é importante fazer exames de rotina, como o toque retal e o PSA (antígeno prostático específico), que podem detectar alterações na próstata. Esses exames devem ser realizados anualmente por todos os homens a partir dos 50 anos, ou antes, se houver fatores de risco ou sintomas.

Outras doenças que afetam a saúde masculina

Além do câncer de próstata, existem outras doenças que afetam a saúde do homem e que também merecem atenção e prevenção. Algumas delas são:

Doenças cardiovasculares

Infarto, angina, arritmia, insuficiência cardíaca, hipertensão arterial e acidente vascular cerebral (AVC) também estão entre as principais causas de morte entre os homens no Brasil e no mundo. 

São doenças que afetam o coração e os vasos sanguíneos e podem ser causadas por fatores como idade avançada, histórico familiar, obesidade, sedentarismo, tabagismo, diabetes, colesterol alto e estresse. 

Disfunção erétil

É a dificuldade ou incapacidade de obter ou manter uma ereção suficiente para uma relação sexual satisfatória. A condição pode ter causas físicas ou psicológicas e pode afetar a autoestima, a confiança e a qualidade de vida dos homens. 

Obesidade

É o excesso de peso causado pelo acúmulo de gordura corporal. Pode ter origem genética ou hormonal, mas também pode estar relacionado a uma alimentação inadequada e à falta de atividade física. 

A obesidade aumenta o risco de várias doenças, como diabetes, hipertensão, colesterol alto, doenças cardiovasculares, apneia do sono, osteoartrite e câncer de próstata. 

Buscando ajuda profissional

É importante que os homens entendam que precisam cuidar da saúde e a campanha Novembro Azul busca justamente essa conscientização. 

Por isso, durante o mês de novembro são realizadas várias ações para a promoção da saúde do homem, como palestras, oferta de exames preventivos, entre outros.

Mas lembre-se de que os cuidados com a saúde precisam ir além da campanha Novembro Azul e se estender durante todos os outros dias do ano. Ou seja, é essencial procurar um médico sempre que notar algo anormal. 

No caso do câncer de próstata, alguns sintomas que devem ser investigados são:

  • Dificuldade ou dor ao urinar;
  • Sangue na urina ou no sêmen;
  • Alterações no jato da urina (redução do jato ou aumento sem motivo);
  • Vontade de urinar com mais frequência.

O médico mais indicado para cuidar da saúde masculina é o urologista – profissional especialista em doenças do sistema urinário e do sistema reprodutor masculino. Outros profissionais de saúde também poderão fazer parte da confirmação ou descarte do diagnóstico.

O importante é não deixar para depois e não ter vergonha de falar sobre seus problemas com um médico de confiança. Lembre-se de que cuidar da saúde é um ato de amor-próprio e de respeito com quem você ama.

A Bunzl Saúde apoia a campanha Novembro Azul

A Bunzl Saúde é uma empresa que oferece as melhores soluções em suprimentos para a saúde, com produtos de alta qualidade para hospitais, clínicas, laboratórios e consultórios. 

A empresa se preocupa com o bem-estar dos seus clientes e colaboradores e apoia a campanha Novembro Azul, incentivando os homens a cuidarem da sua saúde e a realizarem os exames preventivos.

Para conhecer as nossas soluções para a área da saúde, acesse o nosso site.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Diferença entre mandril e introdutor

Próximo artigo

Aumento nos exames de Covid-19

Posts relacionados