O que é Plasma Sanguíneo?

O sangue humano, integrante do sistema circulatório composto pelo coração e vasos sanguíneos, desempenha a crucial função de distribuir nutrientes, oxigênio e hormônios às células do corpo.

À medida que percorre o organismo, proporciona alimentação e oxigenação, ao mesmo tempo em que recolhe os resíduos gerados durante o metabolismo celular nos diversos tecidos.

Nos vertebrados, a composição sanguínea inclui plasma (componente líquido que abriga diversas substâncias), hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas (fragmentos celulares).

As funções específicas desses componentes são as seguintes:

  • Hemácias: transporte de gases
  • Leucócitos: imunidade e defesa
  • Plaquetas: coagulação do sangue

Do que é composto o Plasma sanguíneo?

O plasma, uma solução aquosa amarelada, é constituído por água, sais minerais e proteínas, servindo como meio de transporte dessas substâncias pelo corpo. O plasma, responsável por aproximadamente 55% do volume sanguíneo, é composto também por hormônios, nutrientes, gases e excreções. Destacam-se a albumina, desempenhando papel crucial na manutenção da pressão osmótica sanguínea, e as imunoglobulinas, fundamentais como anticorpos.

O plasma, representando a fração líquida do sangue, possui uma tonalidade amarelada e é composto por:

  • Água (cerca de 92%)
  • Proteínas plasmáticas (aproximadamente 8%)

Além disso, pequenas quantidades de outras substâncias como dióxido de carbono, ureia, ácido láctico, fatores de coagulação, anticorpos, sódio, cloro, entre outros, contribuem para sua complexa composição. O soro sanguíneo, obtido a partir do plasma após a remoção das proteínas plasmáticas e outras envolvidas na coagulação, é outro componente relevante desse sistema vital.

A função do plasma sanguíneo

O papel principal do plasma consiste em assegurar o transporte de diversas substâncias pelo corpo, incluindo nutrientes e gases cruciais. Um exemplo é o dióxido de carbono gerado durante a respiração celular, que, majoritariamente, é transportado dissolvido no plasma.

Esse transporte eficaz permite que o gás alcance os pulmões para ser posteriormente eliminado. Além de desempenhar essa função vital, o plasma contribui ativamente para a defesa do organismo ao transportar anticorpos. Adicionalmente, desempenha um papel significativo na coagulação, uma vez que carrega substâncias essenciais para o adequado desdobramento desse processo.

Bônus: Qual é a diferença entre plasma e soro?

Enquanto o plasma sanguíneo apresenta fibrinogênio, que está relacionado com o processo de coagulação, no soro, essa proteína está ausente.

Confira mais dicas sobre procedimentos para coleta de sangue e análise laboratorial nos demais artigos em nosso Blog. Acesse e fique por dentro!

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Por que usar álcool 70% para antissepsia da pele?

Próximo artigo

O que você precisa saber sobre seringas

Posts relacionados