Outubro Rosa: a importância dos exames de rotina na saúde da mulher


Criada nos anos 90, a Campanha do Outubro Rosa veio com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre prevenção e controle do câncer de mama. Com o passar dos anos, esse conceito se ampliou e adotou uma perspectiva de cuidado integral e completo, abraçando ações além do câncer de mama.

Essa campanha atualmente incentiva exames de rotina – fundamentais para o diagnóstico precoce – tanto do câncer de mama, quanto do colo de útero, apesar de o primeiro ainda possuir foco mais intenso.

O outubro rosa também inclui ações que contribuem para o empoderamento e autonomia da mulher, através do reforço à proteção da saúde feminina.

Dessa forma, neste Outubro Rosa, nosso propósito é alertar, que além do câncer de mama, também existem outras doenças comuns ao público feminino, bem como a importância de estar com os exames de rotina em dia para uma detecção precoce dessas afecções.

Outubro Rosa

Objetivos do Outubro Rosa

O objetivo central, como mencionado na introdução, é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, também do câncer do colo do útero, promovendo conscientização sobre essas doenças. Além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico, contribuindo para o aumento da taxa de recuperação.

O nome desta campanha remete à cor do laço que é o símbolo internacional usado por pessoas, empresas e organizações engajadas na luta e prevenção do câncer de mama.

Portanto, é comum que durante o mês de outubro a cor rosa ilumine fachadas, decore locais e esteja presente nas roupas de pessoas de instituições públicas e privadas, com objetivo de indicar a adesão ao movimento.

Outro objetivo bastante importante desta campanha é a promoção e conscientização de que o diagnóstico precoce é o maior aliado no tratamento do câncer de mama, pois quando identificado cedo ele pode ser tratado com mais eficácia, impedindo também que o tumor alcance outros locais do corpo.

Quando o câncer de mama é detectado em fases iniciais, as chances de recuperação aumentam significativamente em grande parte dos casos, aumentando as chances de tratamento e cura.

Saúde feminina em foco

As mulheres possuem uma preocupação permanente a partir da adolescência, devido às particularidades do seu sistema reprodutor, que necessitam de exames periódicos essenciais para o diagnóstico precoce das doenças que atingem esse gênero em suas diferentes faixas etárias.

Muitos desses exames começam logo após a primeira menstruação ou a iniciação sexual das jovens mulheres. Uma das maiores preocupações das mulheres é com o câncer, por isso a importância de obter um diagnóstico preciso o mais cedo possível.

Os exames de mama são necessários para verificar a existência de nódulos, secreções e mudanças de cor nos seios e procedimentos como papanicolau e exame pélvico são realizados para analisar os órgãos genitais internos, detectando possíveis alterações e câncer do colo de útero.

Exames e ações de saúde incentivados pelo Outubro Rosa

Essa campanha facilita o acesso a exames de diagnóstico e tratamento, tanto para o câncer de mama, quanto para o do colo do útero e também recomenda os exames de sangue de rotina, como glicemia de jejum e colesterol.

Confira a seguir sobre essas ações.

Mamografia

O exame de mamografia de rastreio, indicado para casos assintomáticos em mulheres de 50 a 69 anos sem sinais e sintomas de câncer de mama, deve ser realizado a cada dois anos.

Já a mamografia diagnóstica é recomendada para pessoas com suspeição inicial da doença e é indicada para avaliar lesões mamárias suspeitas, em qualquer idade, sendo realizada também em homens.

Para a mulher sem histórico familiar de câncer de mama, indica-se que a realização da mamografia seja feita a partir dos 45 anos, de forma anual por 10 anos; dos 45 aos 55 anos dependerá da orientação de cada profissional e do histórico médico da paciente.

Isso porque existem diferenças nos cuidados preventivos entre uma mulher que possui histórico familiar da doença e as que não têm.

A Sociedade Brasileira de Mastologia orienta que as pacientes com fatores de risco elevados iniciem a prevenção a partir dos 35 ou 40 anos, com a mamografia ou ultrassom de mamas.

A estratégia também atenta para os sinais e sintomas que envolvem ações de conscientização sobre o próprio corpo, entendendo alterações normais das mamas relacionadas ao ciclo menstrual e ao envelhecimento.

Nesse ínterim, estimula-se que a mulher se observe e realize o autoexame das mamas de forma que perceba o que é normal e quando as alterações são fora do comum como:

  • Nódulo persistente na mama;
  • Nódulo na axila de aparecimento recente;
  • Retração da pele das mamas;
  • Mudanças no formato dos seios;
  • Presença de secreção espontânea pelos mamilos;
  • Entre outros.

Câncer de colo do útero

Já no caso do câncer de colo do útero, a primeira forma de prevenção relaciona-se à diminuição do contágio pelo papilomavírus humano (HPV).

A infecção por HPV é a infecção sexualmente transmissível que mais ocorre no mundo e a transmissão se dá principalmente por via sexual, porém pode ocorrer por qualquer contato direto com pele ou mucosa infectada.

As recomendações para prevenção do HPV são: uso de preservativo em todas as relações sexuais, cuidar da higiene íntima, conhecimento do próprio corpo. Atenção a possíveis alterações e realização do exame preventivo do câncer de colo do útero – visando a detecção de lesões em fase inicial.

O exame é a estratégia mais adotada para detecção da doença em mulheres de 25 a 64 anos, que já tiveram algum tipo de relação sexual.

Vacina contra HPV

A vacina HPV quadrivalente protege contra verrugas genitais relacionadas ao HPV 6 e 11 e ajuda a prevenir cânceres relacionados aos HPV 16 e 18:

  • Colo do útero;
  • Vulva e vagina;
  • Câncer peniano;
  • Câncer de orofaringe;
  • Câncer anal.

Os dois últimos tipos acometem tanto homens quanto mulheres.

A vacina está disponível para meninas de 9 a 14 anos e também é recomendada para pessoas de 9 a 45 anos de idade com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea e pacientes oncológicos. Mas para esses casos há a necessidade de prescrição médica.

Prevenção é palavra de ordem!

Adotar uma rotina de cuidados é essencial para o diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama (mais comum entre as mulheres a nível mundial) e também de várias outras doenças.

Ao descobrir a doença em estágios iniciais, com o tratamento adequado, a chance de cura é grande. Então fique atenta aos sinais e, se notar algo anormal, não hesite em buscar apoio médico.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Conjuntivite viral vs. bacteriana: diferenças e estratégias de tratamento

Próximo artigo

Dicas de como monitorar sua saúde em casa

Posts relacionados