Por que a paramentação do profissional é tão importante?

A paramentação é importante para que os profissionais de saúde estejam vestidos de forma adequada nos atendimentos. Além disso, é o ideal para qualquer situação, seja com pacientes com problemas mais graves ou mais leves.

Manter a higiene é algo essencial para quem trabalha na saúde. Afinal, eles estão sempre em contato com pessoas que possuem sintomas diversos. Ou seja, a paramentação dá segurança tanto para os pacientes quanto para o próprio profissional.

Isso está relacionado a vestimenta e, também, a forma de lavar as mãos ou higienizar objetos. Ainda mais, é algo que merece atenção sempre, desde uma cirurgia até examinar um paciente que está com dor em alguma parte do corpo. Alguns dos motivos são:

  • Reduzir o contágio e propagação de doenças;
  • Evitar a piora em casos de pacientes;
  • Garantir segurança aos empregados e pacientes do local.

A paramentação depois da Covid-19

Com a Covid-19, a importância da técnica ficou ainda mais visível. No fim, diversos profissionais precisaram se dedicar aos pacientes com a doença. Com isso, muitos foram contaminados ou, ainda, alguns que visitaram os hospitais acabaram enfermos.

Quais são as etapas da higienização?

Existem três procedimentos feitos em hospitais ou clínicas para limpar os espaços da melhor forma. Assim, a paramentação é feita da forma correta e evita problemas. Diante disso, os três são:

  • Higiene;
  • Desinfecção;
  • Esterilização.

Limpeza

Aqui é feita a retirada de sujeiras e detritos, aquilo que é mais visível ao olho humano. É a primeira fase da para higienizar o local e não deve ser esquecida de forma alguma. Ainda mais, não é ideal fazer uso de objetos como vassouras ou espanadores.

Desinfecção

Os microrganismos que ficam nos objetos são eliminados com reações físicas ou produtos químicos. Além disso, pode ser de nível alto, médio ou baixo, o que vai depender do que vai ser desinfetado.

A esterilização

Essa parte é para eliminar 100% os microorganismos, que podem ser vírus, fungos ou bactérias. Nesse caso, é possível fazer uso tanto de agentes físicos como químicos para, dessa forma, garantir segurança.

O que é o procedimento operacional padrão?

Para ajudar também na paramentação e limpeza, existem os procedimentos operacionais padrão, POP. Ou seja, é quando há um certo passo a passo para fazer uma atividade. Assim, é obrigação do hospital montar um com os passos de higienização.

Esse documento detalhado não conta apenas com instruções de como fazer a limpeza. Além disso, existem outros pontos que precisam constar no papel e alguns deles são:

  • Quem vai fazer determinada tarefa;
  • Quais itens são necessários para a limpeza;
  • Como limpar, mas deve ser escrito de forma detalhada e apontar o que não se deve fazer.

A sigla para o documento é POP e visa reduzir os erros na hora de limpar o local. Ainda mais, serve para que a tarefa siga um padrão, e deve ser feita da melhor forma para não causar problemas.

Para que servem as EPIs no ambiente hospitalar?

Muitos não sabem por qual motivo os médicos usam roupas como jalecos o tempo todo. Afinal, alguns casos parecem ser tão simples que não seria preciso uso da vestimenta. Mas, ela tem um motivo, assim como outros Equipamentos de Proteção Individual.

Os EPIs vão depender de qual tarefa o profissional vai fazer. Por exemplo, quem não vai mexer com substâncias químicas tóxicas não precisa usar máscara com filtro químico. Então, 5 equipamentos essenciais são:

  • Luvas;
  • Jaleco;
  • Máscara PFF2/N95, cirúrgica ou com filtro químico, dependendo da situação;
  • Touca;
  • Sapatos fechados.

Cada um deles tem os seus objetivos para ajudar a reduzir o contágio. A touca é para não cair fios de cabelo durante o serviço. Já o avental protege o médico ou enfermeiro e a sua roupa de secreções e partículas que fazem mal à saúde.

Como colocar as EPIs?

O ambiente hospitalar é o mais limpo possível. Assim, não adianta apenas limpar o espaço do atendimento. Ainda mais, é preciso colocar as EPIs da forma certa para não afetar ninguém.

A colocação das EPIs vai depender do tipo de serviço que vai ser feito. Mas, em situações graves com alto risco de contaminação, como no caso da Covid, alguns dos processos podem ser:

  • Lavar as mãos;
  • Colocar o avental;
  • Máscara;
  • Óculos.

Isso é feito antes de entrar no quarto do paciente. Depois, dentro do local, o profissional deve lavar as mãos de novo e colocar as luvas. Além disso, caso use um protetor facial, o óculos deve ir após o gorro.

Também é preciso saber retirar as EPIs

As chances das EPIs estarem infectadas depois do uso é grande. Por isso, há um processo que precisa ser feito antes de sair da sala. Primeiro, é essencial tirar as luvas para depois lavar as mãos.

O avental e o gorro devem ser retirados ainda no local e, após isso, lavar as mãos de novo. Fora do quarto, lave novamente e tire os óculos e a máscara, para no fim limpar as mãos pela quarta vez.

Fazer um treinamento é muito importante

No início da carreira na saúde o indicado é participar de treinamentos para fazer a limpeza. Caso contrário, a chance de algo sair errado é grande. Por isso, o ideal é que tanto os responsáveis pela limpeza quanto os próprios médicos e enfermeiros pratiquem antes.

Esses treinamentos podem ocorrer de tempos em tempos. Assim, caso haja alguma novidade ou mudança na limpeza, os empregados podem aprender. Ainda mais, é bom para os novos funcionários que começaram o trabalho há pouco tempo.

A capacitação pode ser oferecida pelo próprio hospital ou clínica

Quem faz a limpeza pode ser contratado pelo próprio estabelecimento. Nesse caso, o lugar deve oferecer o treinamento para os empregados. Mas, caso use serviço de uma empresa terceirizada, o ideal é verificar se ela oferece o mesmo treino aos próprios funcionários.

Estar corretamente paramentado é importante em qualquer atendimento

Para reduzir o risco de danos maiores, a paramentação na saúde é essencial. Caso contrário, há chances de contrair alguma doença ou agravar a saúde de um paciente. Assim, é importante para todos a sua volta.

A Covid-19 deixou isso muito mais evidente e os profissionais precisaram aumentar ainda mais a segurança da limpeza e das vestimentas. Por isso, não deixe de fazer a higienização e colocar os acessórios da forma correta.

Perguntas frequentes

Qual o objetivo da paramentação?

A prática faz com que os microorganismos não cheguem até o paciente ou o profissional de saúde. Assim, reduz a contaminação de todos que estão presentes no hospital ou clínica.

Quais itens compõem a paramentação?

Objetos como luvas, gorros, aventais, óculos de proteção, toucas e máscaras. Mas, eles mudam de acordo com o atendimento que o profissional da saúde for realizar no dia.

Como é feita a paramentação cirúrgica?

Por ser um procedimento de risco, a paramentação cirúrgica é muito mais rígida. Então, é preciso de objetos como campos cirúrgicos, oleados, fronha de mayo, propés, entre outros.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Cuidados com a saúde no carnaval: caia na Folia com segurança

Próximo artigo

Conheça as diferenças entre nutrição Enteral e Parenteral

Posts relacionados