Por que usar álcool 70% para antissepsia da pele?

A antissepsia é uma medida importante para prevenir infecções causadas por microrganismos presentes na superfície da pele. Esses agentes infecciosos podem ser transmitidos por contato direto ou indireto com objetos, instrumentos ou fluidos corporais contaminados durante a realização de procedimentos invasivos, como injeções, coletas de sangue, cirurgias ou cateterismos.

Mas qual é o produto mais adequado para fazer a antissepsia? Entre as diversas opções disponíveis no mercado, o álcool 70% se destaca por sua eficácia, praticidade e baixo custo. Neste artigo, vamos explicar o que é a substância, por que ela é a mais recomendada para antissepsia da pele e quais são as curiosidades sobre esse assunto. Acompanhe!


O que é álcool 70% e para que serve?

Em princípio, é uma solução composta por 70% de álcool etílico e 30% de água, amplamente utilizada na área da saúde para realizar a antissepsia da pele antes de procedimentos invasivos, como injeções, cirurgias, implantes, coletas de sangue, entre outros.

A antissepsia é uma medida preventiva que visa reduzir o risco de infecções no local da intervenção, evitando complicações e garantindo a segurança do paciente e do profissional.

Mas por que não o álcool concentrado (96% ou próximo desse percentual)? Na verdade, esse tipo de álcool não é indicado para a antissepsia da pele porque ele evapora muito rápido. Assim, não consegue penetrar na membrana celular dos microrganismos. Já o álcool diluído (menos de 70%) não tem poder suficiente para desidratar e destruir esses agentes infecciosos.

Por outro lado, o álcool 70% possui a concentração ideal que garante a eficácia do produto na eliminação de microrganismos presentes na pele, como bactérias, vírus e fungos.

A explicação para isso é que a água presente na solução facilita a entrada do álcool no interior dos microrganismos, atuando na desnaturação das proteínas e na destruição da membrana plasmática e da parede celular.

Tipos de álcool 70% e indicações de uso

Existem diferentes tipos de álcool 70% disponíveis no mercado, cada um com suas características e indicações de uso. Os principais são:

Álcool 70% gel de uso cosmético

É uma forma mais viscosa e espessa do álcool 70%, que facilita a aplicação e evita o desperdício. É indicado para a higienização das mãos em empresas da área da saúde, pois forma uma camada protetora na pele e tem ação prolongada.

Apesar de ser considerado um produto antisséptico, não deve substituir o uso do sabonete e nem a lavagem adequada das mãos.

Álcool 70% antisséptico

Já o álcool 70% antisséptico é classificado como medicamento de uso hospitalar.

É uma solução líquida indicada para a antissepsia da pele antes de procedimentos médicos, odontológicos ou estéticos, como por exemplo, aplicação de injeções, coletas de sangue, cirurgias, procedimentos estéticos invasivos, entre outros.

Seu uso é recomendado nesses casos pois tem rápida absorção e elimina os microrganismos em poucos segundos.

Álcool 70% desinfetante

Solução líquida que contém agentes saneantes na sua composição, que auxiliam na remoção de sujidades.

Graças ao seu alto poder bactericida e fungicida, é indicado para a desinfecção de superfícies e ambientes, como pisos, paredes, bancadas, equipamentos, entre outros.

Álcool 70% e Resolução RDC ANVISA nº 42/2010

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é o órgão responsável por regular e fiscalizar os produtos relacionados à saúde no Brasil. 

Em relação ao álcool 70%, a ANVISA estabelece uma série de normas e exigências para garantir a qualidade, a segurança e a eficácia dos procedimentos estéticos, médicos e hospitalares.

Uma das principais normas é a Resolução RDC ANVISA nº 42/2010, que dispõe sobre a obrigatoriedade de disponibilização de preparação alcoólica para fricção antisséptica das mãos pelos serviços de saúde do país. 

Essa resolução visa reduzir as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), que são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo.

De acordo com a resolução, os serviços de saúde devem disponibilizar preparações alcoólicas nas concentrações entre 60% e 80%, preferencialmente na forma líquida, gel ou espuma.

Essas preparações devem estar acessíveis em todos os pontos onde se faz necessário o cuidado com o paciente, como leitos, consultórios, salas de procedimentos, entre outros.

Curiosidades sobre a antissepsia

A antissepsia é uma prática milenar, que remonta aos tempos da antiguidade. Os egípcios, por exemplo, usavam vinagre e vinho para limpar as feridas e prevenir infecções. Os gregos e os romanos usavam óleos aromáticos e ervas medicinais para o mesmo fim.

No entanto, foi somente no século XIX que a antissepsia ganhou bases científicas e se tornou um procedimento padronizado na medicina.

Um dos pioneiros da antissepsia foi o médico húngaro Ignaz Semmelweis, que no século XIX descobriu que o simples ato de lavar as mãos pelos médicos era capaz de evitar a febre das parturientes e, consequentemente, a morte de várias mulheres.

Mais tarde, Joseph Lister levou o conceito da antissepsia com substâncias químicas à área cirúrgica, criando em 1867 o pulverizador antisséptico para desinfetar ambientes.

De lá para cá, tanto o termo assepsia quanto a antissepsia têm sido empregados por empresas da área de saúde para impedir contaminações por microrganismos nocivos à saúde humana e animal. Porém, vale destacar que esses dois termos possuem conceitos diferentes.

A assepsia é um conjunto de medidas que busca reduzir ou extinguir germes de um determinado ambiente, prevenindo infecções. Como exemplos de práticas, podemos citar a correta lavagem das mãos antes da realização de procedimentos médicos, o uso de luvas e máscaras cirúrgicas.

Já a antissepsia consiste na aplicação de produtos químicos com propriedades fungicidas e microbicidas na pele e nas superfícies. Consiste, portanto, na aplicação de produtos antissépticos como o álcool 70%. Seu objetivo é eliminar ou reduzir a ação e a proliferação dos microrganismos nesses locais.

Onde encontrar álcool 70% para antissepsia?

Se você está procurando álcool 70% de qualidade para realizar a antissepsia da pele, você precisa conhecer a Bunzl Saúde.

Somos uma empresa especializada em soluções para a saúde e oferecemos produtos de alta performance e confiabilidade para os mais diversos segmentos, como hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios, entre outros.

Em nosso site, você encontra álcool swab, almotolia e vários outros produtos das melhores marcas do mercado, com preços competitivos e entrega rápida. Não perca tempo e faça o seu pedido!

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Quais as diferenças entre o EDTA K2 e EDTA K3?

Próximo artigo

O que é Plasma Sanguíneo?

Posts relacionados