Surto, epidemia, endemia e pandemia, você sabe qual é a diferença?

Diversos termos técnicos são empregados para classificar o status epidemiológico de uma doença, desde um surto, epidemia ou até pandemia, mas o que, de fato, diferencia cada categorização epidemiológica?

A utilização destes vocábulos guarda relação direta com a extensão e a constância de uma patologia na sociedade.

São classificados em:

  • Surto;
  • Epidemia;
  • Endemia;
  • Pandemia;

O que é Surto?

Ocorre quando há um repentino incremento no número de casos de uma enfermidade em uma área específica. Para ser caracterizada como Surto, o aumento de casos deve ultrapassar o esperado pelas autoridades. Em algumas localidades (como Itajaí-SC), a dengue é reconhecida como Surto (e não como Epidemia), pois ocorre em áreas específicas (um bairro, por exemplo).

O que é Epidemia?

Caracteriza-se pela disseminação de uma Surto em várias áreas. Uma Epidemia a nível municipal ocorre quando diversos bairros apresentam uma enfermidade, a nível estadual ocorre quando várias cidades têm casos e a nacional ocorre quando há casos em várias regiões do país. Exemplo: em fevereiro, Rio de Janeiro declarou Epidemia de dengue.

O que é Endemia?

Essa ocorrência não está vinculada a uma medida quantitativa. Uma enfermidade é classificada como endêmica (característica) de uma região quando ocorre com alta frequência no local. As enfermidades endêmicas podem ser sazonais. A febre amarela, por exemplo, é considerada uma enfermidade endêmica da região Norte do Brasil.

O que é Pandemia?

Em uma escala de gravidade, a disseminação representa o cenário mais crítico. Ela se configura quando uma Surto se espalha por várias áreas do planeta. Em 2009, a gripe A (ou gripe suína) evoluiu de Surto para disseminação quando a OMS começou a registrar casos nos seis continentes do mundo. A aids, embora esteja em declínio no mundo, também é considerada uma disseminação

Por que a Dengue foi classificada como Epidemia no Rio de Janeiro?

Os casos de dengue aumentaram significativamente nos últimos dias, o Ministério da Saúde tem observado o crescimento da enfermidade no país, já identificada como epidemia. No entanto, você compreende por que a dengue é uma epidemia e não um surto? A resposta reside na disseminação dos casos pelas cinco regiões do Brasil. Uma doença é considerada uma Epidemia quando há uma quantidade de casos acima do previsto em várias localidades. Se a dengue tivesse afetado, mesmo que em grande número, apenas áreas isoladas, seria designada como Surto.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Importância da Ergonomia na Prevenção de Trombose

Próximo artigo

Telemedicina e Tecnologia de Monitoramento Remoto

Posts relacionados