Telemarketing na área da saúde: o que é e como aplicar?

Na área da saúde, é muito comum o atendimento dos vendedores via call center. Quando se trata de bem-estar, logo pensamos em agilidade, no rápido acesso e retorno de informações e condições, afinal, trabalhamos com vidas que dependem da prontidão na entrega de um produto ou serviço que corresponda às expectativas.

Por isso, o telemarketing na área da saúde precisa contar com profissionais dedicados e cuidadosos, que devem ser criteriosos ao explicar, no momento da venda, sobre os produtos e esclarecer a importância e a utilização de cada um.

Geralmente, o setor de negócios no mercado da saúde trabalha com pessoas que possuem formação técnica de nível médio ou superior, treinadas para o atendimento telefônico. Essas características têm sido positiva e bem aceita pelo consumidor.

Mas será que apenas isso é suficiente? Descubra mais sobre o assunto continuando a leitura do texto!

O que é telemarketing?

Você sabia que telemarketing é uma forma de marketing direto? Utilizando o telefone para vender e promover produtos e serviços é, geralmente, feito em um call center. Nesse tipo de trabalho, além das atividades já citadas, é possível ter atendimento ao cliente, suporte técnico e cobrança.

Há dois tipos de telemarketing: o receptivo e o ativo. O primeiro é aquele que o cliente entra em contato com os operadores de telemarketing. As atividades englobadas por esse trabalho são o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), retenção, suporte técnico, atendimento geral e, também, vendas.

Já no ativo, é o profissional que telefona para o cliente, ou seja, ele entra em contato e, geralmente, tem como objetivo realizar abordagens relacionadas à cobrança, melhorar o relacionamento ou, as mais comuns, vendas.

O serviço do atendente de telemarketing é muito importante e deve ser feito com respeito ao cliente. 

O operador de telemarketing

Para garantir um bom atendimento ao cliente, é preciso planejar. O profissional deve ser treinado para garantir que não haja invasão na rotina do consumidor e para que ele consiga manifestar um vínculo de confiança. Para isso, existem alguns fatores que proporcionam inspiração ao vendedor, tornando-o mais convincente. 

Em síntese, isso se resume ao próprio bem-estar do funcionário, ou seja, quanto mais feliz e bem-disposto estiver o profissional, maior será a sua satisfação e o rendimento nos negócios. É preciso ter entusiasmo para planejar e desenvolver melhor o dia a dia.

O ideal é ter uma boa noite de sono para acordar bem e ter determinação para encarar as dificuldades da rotina, assim o dia sempre será mais positivo.

Além disso, alguns outros pontos podem aumentar a excelência dos vendedores de telemarketing e, consequentemente, garantir o sucesso com as vendas. Para fechar bons negócios e fidelizar os clientes, nossas dicas são:

Planejamento

Faça uma programação de como começar a desenvolver seu trabalho diariamente. Reflita sobre o dia anterior, analise pontos relevantes que precisa melhorar e relembre as dicas que deram certo.

Concentração

No momento do atendimento por telefone, imagine-se numa visita pessoal ao cliente, isso ajudará em sua concentração.

Confiança

Perca o medo do colega competitivo, aposte com você mesmo suas perdas e ganhos, você pode mais.

Persistência

Não desista fácil, acredite no seu poder de persuasão. No entanto, tome cuidado para não se tornar um “chato”, insistir demais incomoda. Saiba, ao mesmo tempo, respeitar o espaço do outro.

Esteja aberto a aprender

Aprenda coisas novas, ninguém sabe tudo. Ouça a real necessidade do seu cliente e seja o grande avanço para bons fechamentos de negócios.

Otimismo

Acreditar é um bom remédio para curar até a “dor de cotovelo”. Pensar positivo sempre atrai bons negócios, conversas e indicação. Quem não quer ficar perto de pessoas bem-humoradas?

Atente-se ao EVITE e o NUNCA

EVITE passar informações negativas para o cliente e NUNCA discuta com ele sobre os problemas internos de sua empresa. Seja um vendedor de sucesso, crie, inspire, pense positivo e durma bem!

O profissional de telemarketing deve ser um profissional treinado para atender o cliente.

Vantagens de usar telemarketing na área da saúde

Assim como em outros ramos, o telemarketing pode ser usado na área da saúde já que ele favorece as vendas e o relacionamento com o cliente. A seguir, listamos algumas das maiores vantagens de aplicar esse serviço em uma empresa do setor.   

Contato direto com os clientes

Uma das principais importâncias do telemarketing na saúde é melhorar o contato direto com os clientes. Bem utilizado, esse serviço pode trazer mais interatividade e aumentar a conexão com os consumidores. Além disso, é possível ter uma resposta mais imediata em casos de SAC.

Já no setor de vendas, esse contato direto aumenta exponencialmente as chances de sucesso, já que, se conectado com o cliente, as possibilidades de gerar negócios são muito mais próximas do real.

Oportunidades de prospecção

Prospecção é uma preparação de terreno e, na etapa das vendas, tem como objetivo esse mesmo significado, ou seja, entrar em contato com os potenciais clientes. Por isso, essa deve ser uma das principais funções do telemarketing, pois pode trazer possíveis consumidores valiosos para a empresa.

No entanto, existe uma técnica para essa etapa da prospecção. Nessa fase, devem estar em ação os especialistas em cold calling, ou para simplificar, aquele que liga para pessoas que ainda não conhecem a empresa. 

Contudo, para o primeiro contato, é recomendado que o objetivo não seja a conversão direta. A ideia é ir devagar, preparando o terreno, apresentando a empresa e desenvolvendo um relacionamento com o cliente e, só assim, começar a oferecer produtos e serviços.

O telemarketing é um ótimo serviço para ser usado na área da saúde. 

Humanização do atendimento

Outra vantagem importante para usar o telemarketing na saúde é a humanização do atendimento, ou seja, uma proximidade a mais com o cliente. Principalmente nessa área na qual se encontra pessoas em fases delicadas da vida.

Além disso, o contato por voz consegue criar vínculos e resolver os problemas mais complexos de maneira a minimizar mal-entendidos. Por isso, é necessário que os profissionais sejam escolhidos de maneira responsável, já que são eles que representam a empresa.

Agilidade na solução de problemas

Já citada acima, a agilidade na resolução dos problemas é uma grande vantagem do telemarketing. Além de aumentar a satisfação dos clientes, a empresa poupa tempo e recursos. No entanto, é importante ter um bom direcionamento e filtrar os casos que realmente precisam ser solucionados por um atendente. 

Redução de custos

Para garantir uma redução nos custos, uma boa saída é terceirizar o serviço de telemarketing para um call center. Ao invés de investir e montar um setor específico para esse atendimento na própria companhia, há a opção de contratar uma empresa para realizar esse trabalho.

Isso porque elas já têm práticas de telemarketing e possuem expertise para oferecer um atendimento qualificado para conseguir potenciais clientes.

Viu só como o telemarketing é um serviço vantajoso para as empresas e consumidores na área da saúde? Com as dicas certas, serviços personalizados e foco no cliente, há muitas chances de melhorar a experiência de ambas as partes, além de promover as ofertas certas e vender com mais facilidade.

Com técnica e profissionalismo, as ligações inconvenientes deixam de acontecer e a empresa ganha um canal imprescindível para construir e manter relacionamentos, além de garantir um retorno financeiro.
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