Telemedicina e Tecnologia de Monitoramento Remoto


A medicina é uma área que está em constante evolução, não é mesmo? E especialmente após a pandemia da covid-19 e o isolamento imposto por ela, algumas mudanças significativas ocorreram colocando a tecnologia com um papel importante nessa evolução, aumentando as possibilidades de cuidado com os pacientes. Como a Telemedicina.

A tecnologia revolucionou inclusive as maneiras de cuidar desses pacientes, através de ferramentas como a telemedicina e o monitoramento remoto.

Você já ouviu falar sobre essas novas modalidades médicas? Não? Então com certeza está na página certa, pois hoje mostraremos como funciona o monitoramento remoto de pacientes e também daremos detalhes sobre a telemedicina. 


A tecnologia como aliada da saúde – mesmo a distância

As novas tecnologias de saúde podem ser tidas como uma revolução na área médica, através de adventos como:

  • Monitoramento remoto de pacientes;
  • Consultas médicas virtuais;
  • Telessaúde.

Não é nenhum exagero se dizer que essas soluções estão literalmente transformando a prestação de cuidados de saúde – tanto para os profissionais da área, quanto para os pacientes.

Vejamos nos próximos tópicos mais informações sobre essas soluções.

Monitoramento remoto de pacientes e telemedicina – como estão revolucionando os cuidados em saúde 

O monitoramento remoto de pacientes vem sendo uma tendência crescente na área da medicina, por oferecer uma abordagem inovadora e eficaz no acompanhamento contínuo da saúde.

O monitoramento remoto de pacientes se refere ao uso de tecnologias de coleta de dados de saúde de indivíduos, mas fora do ambiente tradicional de atendimento médico, o que inclui:

  • Monitorização de sinais vitais;
  • Acompanhamento em atividades físicas.;
  • Controle de padrões de sono;
  • E outros dados relevantes à saúde. 

Para tal, são utilizadas ferramentas como: Sensores, dispositivos vestíveis e aplicativos de saúde para coletar essas informações.

Isso permite que os profissionais de saúde façam o monitoramento dos seus pacientes de forma contínua e sem a necessidade de atendimento presencial para casos leves. E havendo qualquer alteração, isso favorece uma intervenção rápida, caso se mostre necessário.

A telemedicina, por sua vez, tem sido uma das maiores mudanças no âmbito médico nos últimos anos e refere-se à prática de uso da tecnologia para prestação de serviços de saúde de forma remota – permitindo que o paciente receba atendimento médico em sua casa, sempre que for preciso. 

Vantagens do monitoramento remoto

Uma das grandes vantagens é a melhoria na adesão ao tratamento –  que trata-se de uma preocupação comum entre profissionais de saúde e um desafio na medicina, ou seja, quando os pacientes participam ativamente de seu próprio cuidado, a prática diária desperta na pessoa um senso de responsabilidade e comprometimento. 

Essa técnica também permite aos profissionais de saúde fornecerem feedbacks personalizados de acordo com os dados coletados – o que gera motivação nos pacientes para aderirem diligentemente às recomendações médicas. 

Isso inclusive melhora os resultados do tratamento e reduz custos decorrentes de complicações oriundas da falta de adesão correta ou não cumprimento das orientações.

Outra vantagem é relacionada a casos de doenças crônicas, pois o monitoramento remoto possibilita uma gestão de grande eficácia dessas condições. Pacientes com diabetes, hipertensão e problemas cardíacos, por exemplo, podem beneficiar-se do acompanhamento contínuo dos seus parâmetros vitais e havendo quaisquer alterações, o médico é avisado em tempo real.

Graças ao acesso a esses dados em tempo real, o profissional consegue adequar as estratégias de tratamento sempre que necessário, gerando resultados clínicos mais assertivos e permitindo maior proatividade no controle e manejo de doenças crônicas. 

Isso corrobora significativamente na melhora da qualidade de vida de quem convive com um problema de saúde crônico, reduz internações hospitalares e diminui ainda o custo do tratamento dessas condições.

Além dessas vantagens para os pacientes, o monitoramento remoto otimiza muito a rotina de trabalho dos profissionais de saúde, pois eles podem priorizar intervenções e consultas de acordo com os dados coletados, dando mais qualidade ao atendimento.

Tecnologias que possibilitam o monitoramento remoto

Já se tem disponíveis várias tecnologias que desempenham papéis relevantes no monitoramento remoto de pacientes, como:

  • Sensores vestíveis;
  • Dispositivos de medição de sinais vitais;
  • Aplicativos de saúde;
  • Plataformas de telemedicina.

E essas são apenas as principais. 

Monitoramento de sinais vitais em teleconsultas

Entre as tecnologias que permitem o monitoramento remoto de pacientes, destacamos as soluções de telemedicina que possibilitam medição e acompanhamento de sinais vitais, medindo e transmitindo dados importantes:

  • Pressão arterial;
  • Frequência cardíaca;
  • Níveis de glicose.

Tudo ali mesmo, durante a consulta virtual, dando aos profissionais de saúde a realização de avaliações mais abrangentes. E quando essa função é integrada a uma plataforma de teleconsultas o avanço é muito significativo na prestação de serviços de saúde operados à distância,

E para isso não são necessários aparelhos caros ou de difícil acesso, pelo contrário, basta apenas a câmera de smartphone, que conjuntamente à aplicativos desenvolvidos com a finalidade de monitorar dados de saúde, é possível captar sinais como movimento da caixa torácica ou mudança de cor na ponta dos dedos, por exemplo, para revelar informações sobre:

  • Batimentos cardíacos;
  • Capacidade respiratória;
  • Nível de estresse;
  • Pressão de pulso;
  • Pressão arterial.

Desafios do monitoramento remoto

Como nem tudo são flores, mesmo com a amplitude de benefícios mostrados ao longo do texto, claros, o monitoramento remoto é uma prática médica que precisa superar certos obstáculos para chegar a um alto potencial de aproveitamento.

Um dos desafios é a questão da segurança e privacidade dos dados que necessitam de medidas rigorosas a fim de garantir a proteção das informações do paciente. 

Os profissionais que desejam oferecer soluções como o monitoramento remoto e a telemedicina aos pacientes precisam operar com empresas que possuam os melhores padrões de segurança digital.

Outro obstáculo é a aceitação dos profissionais de saúde e dos pacientes para adoção dessas práticas, que podem encontrar resistência de um ou ambos os lados, além do receio de não funcionar como o esperado.

Porém, já destacamos que com toda a gama de tecnologias que se possui hoje, o atendimento e eficácia de uma consulta a distância é igual a da presencial.

A acessibilidade às tecnologias também pode ser ainda um fator limitante, de forma que ao incorporar as soluções de telemedicina ao sistema público de saúde com os profissionais cuidadosamente capacitados ajuda a democratizar o acesso aos cuidados – seja no consultório físico ou na tela do smartphone.

Monitoramento remoto e telemedicina andam juntos

O primeiro é componente inseparável do segundo, fornecendo aos profissionais de saúde dados valiosos que os auxiliam a oferecer atendimento personalizado e de maior eficiência, ampliando o acesso a serviços de saúde através da tecnologia.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Surto, epidemia, endemia e pandemia, você sabe qual é a diferença?

Próximo artigo

Equipamentos Essenciais para Clínica de Estética: O que você precisa?

Posts relacionados