Produtos necessários para tratamento da diabetes em casa


Descobrir que se está diabético sempre faz com que a vida da pessoa vire de pernas para o ar. Afinal, a rotina alimentar não será mais a mesma, além de várias outras áreas pessoais que são afetadas frente a um diagnóstico desses.

O diabetes é uma doença grave, sem cura e aqui no Brasil, estudos estimam que há 13 milhões de pessoas que convivem com esse problema, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Um dos maiores impactos que a diabetes produz na vida da pessoa é o fato de precisar de insumos hospitalares, medicação, insulina… em casa mesmo! Tudo para manter a doença controlada e sem intercorrências graves.

Se você é diabético e quer descobrir quais produtos são necessários para cuidar da doença em casa, leia nosso texto de hoje, pois temos dicas para realizar monitoramento, controle e tratamento da doença aí mesmo do seu lar.


O que é a diabetes e quais seus tipos

A diabetes ocorre quando o organismo do indivíduo não consegue mais produzir insulina ou mesmo não consegue empregar de forma efetiva a insulina que produz, levando a um aumento das taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia).

E de acordo com as características acima a diabetes pode ser dos tipos 1 e 2:

  • Tipo 1: quando no organismo há falta ou produção insuficiente da insulina, responsável por controlar os níveis de açúcar no sangue;
  • Tipo 2: nesse caso o aumento da glicemia ocorre por uma resistência do corpo à ação da insulina, que o corpo consegue produzir, mas ela não consegue praticar sua função corretamente. 

O Tipo 1 é responsável pela maioria dos casos (cerca de 90%), e é uma condição do organismo, ligada a fatores genéticos. Já o diabetes tipo 2 está relacionado a maus hábitos, como obesidade e sedentarismo.

Além desses dois, que são considerados os principais, ainda temos:

  • Diabetes Gestacional, que se desenvolve em algumas gestantes
  • Pré-diabetes, classificada como os fatores que podem levar a desenvolver a doença

Como conviver com um diagnóstico de diabetes

Receber um diagnóstico assim nunca é fácil, independentemente do tipo, pois a pessoa terá maiores preocupações e cuidados diários para como conviver com essa doença crônica da melhor forma possível, afinal ela não tem cura e vai requerer cuidados para o resto da vida.

A boa notícia é que mesmo sem uma cura, a evolução da medicina permite que a pessoa tenha uma vida quase que normal, adotando hábitos simples e inclusive podendo monitorar a saúde em casa.

Claro que isso não descarta o acompanhamento médico regular, ele é muito necessário, especialmente em casos mais graves da doença.

Quem é portador da diabetes sabe da importância de uma rotina disciplinada – que ao ser aliada a uma alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos, manutenção periódica do tratamento – faz toda a diferença.

Grande parte das pessoas acometidas pela diabetes precisa realizar a medição constante dos níveis de açúcar no sangue e/ou  fazer aplicações de insulina com frequência –  e isso pode representar um potencial problema quando essas atividades só podem ser feitas em clínicas ou hospitais. 

Mas com a devida recomendação médica, o tratamento pode ser feito da residência do paciente, pois hoje já existem produtos para cuidados domiciliares da diabetes que tornam a rotina de convivência com a doença muito mais fácil e fazendo com que a pessoa tenha uma vida praticamente normal.

Isso nos leva ao foco desse artigo, que são os produtos necessários para auxiliar no tratamento de diabetes sem precisar sair de casa.

Produtos para controle e tratamento domiciliar da diabetes 

Esses produtos, além de facilitarem o cotidiano de quem é portador da doença, ainda podem auxiliar grandemente na detecção de problemas relacionados à diabetes. Eles são uma maneira prática e bastante segura para dar mais comodidade, economia e amplificar o bem-estar do paciente.

Exemplos desses produtos são:

  • Lancetas;
  • Canetas lancetadoras;
  • Tiras reagentes para urinálise;
  • Seringas;
  • Agulhas para caneta de insulina;
  • Meia para Pé Diabético; 
  • Medidor de glicose;
  • Swabs de álcool;
  • Coletor de perfurocortantes;
  • Tiras reagentes;
  • Entre outros.

Vejamos alguns desses produtos mais a fundo nos tópicos seguintes.

Medidor de glicose

Também conhecido como glicosímetro, é um aparelho desenvolvido para  medir os níveis de glicose no sangue, utilizado por quem possui diabetes para saber os níveis de açúcar ao longo do dia.

Fornecem uma leitura rápida e precisa de forma simples, utilizando uma pequena quantidade de amostra sanguínea.

Meia para pé diabético

A pele de um diabético é mais sensível que o normal e sofre ferimentos que demoram para cicatrizar e que por vezes o paciente sequer percebe que se machucou. 

Dessa forma, as meias para diabéticos não possuem costura e são produzidas com material especial e confortável para:

  • Não comprimir o tornozelo e os dedos;
  • Evitar atrito com a pele;
  • Proteger os pés contra a formação de bolhas, calos e ferimentos;
  • Auxiliar na prevenção de complicações relacionadas ao diabetes.

Seringas para aplicação de insulina

A escolha da seringa para aplicar a insulina irá depender das UIs de insulina que a pessoa precisará administrar – que podem variar entre 50 UI até 100 UI. 

As seringas específicas para a insulina são diferentes das comuns, pois não podem ter “espaço morto” – o que visa o aproveitamento total da medicação necessária receitada pelo médico, de acordo com a necessidade do paciente.

Álcool swab

O swab de álcool isopropílico é utilizado para higienizar o local onde será aplicada a insulina, de forma a prevenir infecções, proliferação de microrganismos nocivos e também para assepsia de objetos ou outros dispositivos médico-hospitalares utilizados pela pessoa.

Coletor de perfurocortantes

Como o diabetico utilizará equipamento médicos como seringas, agulhas e outros, é necessário que ele possua o coletor indicado para a devida coleta de resíduos e material perfurocortante, afinal, esses não podem ser depositados no lixo comum pelo risco de contaminação.

Cuidar da diabetes em casa é possível!

A medicina evoluiu muito, possibilitando que a pessoa com diabetes consiga ter a devida manutenção do seu tratamento ali mesmo, da sua casa. Basta utilizar os produtos corretos e seguir as orientações médicas.

Aqui você confere nossos produtos para tratamento da diabetes que com certeza auxiliarão você em sua rotina de cuidados.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Agulhas Hipodérmicas: Tipos, Tamanhos e Aplicações

Próximo artigo

Alergias: Entenda como elas se desenvolvem

Posts relacionados