Vai abrir um laboratório veterinário? Veja o caminho do sucesso

O mercado de pets tem crescido muito no Brasil nos últimos anos. Isso se deve a muitos fatores, sendo um deles a dedicação dos tutores aos seus bichinhos. Com pessoas cada vez mais exigentes, o segmento tem criado soluções e especialidades diversas.

Para quem é veterinário, quanto mais especialidades na área clínica, melhor. E os laboratórios de análise são muito bem-vindos para diagnosticar doenças nos pets e outros animais.

Mas para que o laboratório seja referência, é necessário oferecer qualidade e mão de obra capacitada. Se você quer entrar nesse ramo de negócio, saiba que abrir um laboratório veterinário de sucesso exige equipamentos apropriados e conhecimento técnico.

Para que você alcance o caminho do sucesso, conheça as nossas dicas e faça a diferença no mercado.

Mercado em expansão

Antes de qualquer coisa, você precisa saber que há dois tipos de laboratórios veterinários: análises clínicas (identifica as doenças) e de patologia (investiga as causas da doença). Os dois são necessários para que o veterinário possa indicar o tratamento ideal para o pet.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que no Brasil há mais de 54 milhões de cães e 24 milhões gatos. Segundo o IBGE, a soma dos dois pode chegar a 101 milhões até 2030.

Para atender a essa população de cães e gatos e de outros animais, o mercado tem expandido e ganhado força. Os laboratórios são essenciais para oferecer atendimento eficiente e para fazer um diagnostico mais preciso. Sem ele, é impossível o veterinário saber como o real estado de saúde do pet.

Assim como no laboratório de análises clínicas de seres humanos, o veterinário realiza testes diversos, como hemograma, parasitológico, urinálise, exames TGP e TGO, nível de glicose e exame bioquímico, entre outros.

O que oferecer em um laboratório veterinário

Muitos serviços podem ser oferecidos em um laboratório veterinário, desde que ele esteja bem equipado e com profissionais qualificados. São oferecidos em um laboratório:

  • Análises clínicas;
  • Exames;
  • Diagnósticos;
  • Cirurgias.

Para conseguir atender a demanda e expandir o negócio, os empresários do setor precisam fazer um planejamento detalhado e equipar o laboratório com tudo que será necessário para a prestação de serviço.

Além disso, é importante obedecer a legislação do setor, escolher um local apropriado para a instalação do laboratório e contar com uma boa equipe de profissionais.

Como montar um laboratório veterinário?

Os laboratórios veterinários precisam de uma série de equipamentos para que funcionem de forma eficaz. Um estabelecimento sem estrutura adequada não tem condições de oferecer serviço de qualidade para clínicas ou hospitais veterinários. Além disso, pode comprometer o diagnóstico e o tratamento do pet.

Para ter uma estrutura adequada, vamos citar aqui alguns dos equipamentos que um laboratório veterinário precisa. Veja a seguir:

A finalidade desses equipamentos é para identificar doenças, desequilíbrio hormonal do pet, analisar alterações no fígado, anemia, entre outras patologias. Um laboratório equipado precisa também de profissionais qualificados e treinados constantemente.

Não adianta ter um laboratório veterinário moderno, se os analistas não são capacitados. Corre-se o risco de entregar diagnósticos errados, entre outros problemas que venha prejudicar o seu negócio. Por isso, não esqueça que o sucesso também depende de mão de obra especializada e comprometida.

Como ter sucesso com laboratório veterinário?

Já falamos aqui que um laboratório para ter sucesso é preciso ser bem equipado e ter técnicos especializados em exames clínicos. Mas há outros critérios que levam ao sucesso, como a certificação.

Se você quer uma empresa de referência, é necessário buscar certificações. Assim, os clientes terão confiança no seu serviço. Aposte no planejamento do estoque para não faltar material, faça um levantamento de quantos exames são feitos diariamente e quais são mais solicitados. O planejamento financeiro é importantíssimo em qualquer negócio, por isso, tenha o seu sempre atualizado.

O sucesso também está nos investimentos que serão feitos ao longo do tempo. É importante sempre ter recursos disponíveis para investir na modernização do laboratório e nos profissionais. Para saber onde e quando investir, o planejamento é a resposta.

Nenhuma empresa chega ao sucesso sem um plano estratégico eficiente e isso não diferente com o laboratório veterinário. Também não esqueça de contratar bons fornecedores. Eles são essenciais para a qualidade da sua empresa.

Por fim, aposte na comunicação com o seu cliente e divulgue o seu negócio tanto offline quanto online.

Agora que você já sabe como montar um laboratório veterinário, conte com a BUNZL Saúde para alcançar o sucesso. Somos especializados em equipamentos laboratoriais e oferecemos os melhores do mercado, porque vendemos marcas de referência no mercado.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Kit instrumental acadêmico: tudo o que você precisar saber!

Próximo artigo

Tudo o que você precisa saber sobre Agitadores de Laboratório

Posts relacionados