Sondas foley e uretral

As sondas foley e uretral são dispositivos médicos extremamente necessários para o cateterização urinária e também durante cirurgias. A sonda Foley, também conhecida por cateter foley, é o tipo de sonda de longa permanência, podendo ser utilizada durante meses. Já a sonda uretral, também conhecida como sonda vesical de alívio ou intermitente, é aquele tipo de sonda que só será utilizada por um curto período de tempo.
Sonda de Foley – Solidor

As sondas foley e uretral são dispositivos médicos extremamente necessários para a cateterização urinária e também durante cirurgias.

A sonda Foley, também conhecida por cateter foley, é o tipo de sonda de longa permanência, podendo ser utilizada durante meses. Já a sonda uretral, também conhecida como sonda vesical de alívio ou intermitente, é aquele tipo de sonda que só será utilizada por um curto período de tempo.

Quer conhecer um pouco mais sobre cada uma delas e suas vantagens? É só ler até o final o conteúdo que preparamos especialmente para você.

Sonda Foley

A sonda Foley, conhecida como sonda vesical de demora, é um cateter de extrema importância para garantir a segurança de pacientes com:

  • Obstruções agudas ou crônicas, que impossibilitam a passagem da urina;
  • Pós-cirúrgicos urológicos e pélvicos;
  • Incontinência urinária.

A utilização da sonda foley só deve ser feita quando há extrema necessidade, pois o procedimento pode levar a sérios casos de infecção no paciente. É preciso fazer todo o procedimento com extremo cuidado, evitando assim traumas no tecido uretral.

Além disso, o tempo de permanência da sonda é um dos principais fatores de risco, podendo causar dor, incrustação e falso trajeto da sonda.

O procedimento funciona em sistema fechado, onde a sonda fica conectada a uma bolsa coletora externa. É fundamental sempre efetuar todo o procedimento com muito cuidado, diminuindo assim os riscos de infecção.

A sonda foley também é muito utilizada em pacientes com condições clínicas que afetam os nervos que fazem o controle da bexiga, como:

  • Espinha bífida;
  • Esclerose múltipla;
  • Acidente vascular cerebral;
  • Lesão medular.

Sonda Vesical de Alívio

Sonda Uretral de Alívio – Solidor

A sonda vesical de alívio, também conhecida como sonda uretral, é utilizada em casos específicos com o intuito de esvaziar a bexiga do paciente. A sonda uretral é utilizada para os seguintes casos:

  • Exploração da região uretral;
  • Alívio para casos de retenção urinária aguda;
  • Obtenção de urina residual para exames laboratoriais;
  • Obtenção de amostra estéril de urina para exames laboratoriais;
  • Aplicação de medicamentos.

Ao contrário da sonda Foley, que fica por um longo período de tempo no paciente, a sonda uretral é retirada assim que a bexiga for completamente esvaziada.

Esse procedimento é geralmente utilizado antes de cirurgias e no pós-cirúrgico, podendo também ser utilizado em casos de retenção urinária crônica.

Em casos onde o paciente precisa ter sua urina retirada mais vezes, é preciso realizar a troca da sonda uretral em cada uma das vezes. Se faz mais importante sempre tomar cuidado ao realizar a inserção e retirada da sonda, evitando possíveis traumas na uretra do paciente.

Como é feita a inserção das sondas?

A inserção das sondas no processo de cateterização deve ser feita sempre por um profissional da saúde. Os passos básicos podem ser definidos como:

  • Separar os materiais necessários para cada caso (sonda de alívio ou sonda de demora);
  • Realizar a higiene íntima do paciente e fazer a antissepsia da região antes da inserção da sonda;
  • Faça a inserção da sonda de forma cuidadosa e verifique a saída da urina pela outra ponta;
  • Após concluída a inserção, prender a sonda em local seguro e fazer a acoplagem da bolsa coletora (para a sonda foley).

Agora você já sabe um pouco mais sobre a importância e os cuidados ao se utilizar sondas foley e uretral. É necessário sempre estar atento para a necessidade de cada paciente e só usar o cateterismo em casos extremamente necessários.

Total
0
Shares
Artigo anterior

Variante Ômicron: o que você precisa saber

Próximo artigo

Mitos e verdades sobre infecção urinária

Posts relacionados