Aumento de doenças no outono e inverno? Saiba porque isso acontece e como se proteger!

Existem muitas doenças que surgem ou se agravam no outono e inverno. Ou seja, elas podem ser simples alergias ou desencadeiam graves problemas em todo corpo. Assim, saiba tudo sobre as doenças, o clima e como se proteger durante esses meses.

Quais são as doenças que aumentam no outono e inverno?

Existe um aumento de várias doenças nos meses de outono e inverno. Porém, os maiores casos são de condições respiratórias. Ou seja, aquelas que afetam nariz, garganta e pulmão, por exemplo.

Casos de gripe e resfriado são muitos, mas essa não é a única doença da época. Assim, problemas causados por alergia também são comuns no período. Por exemplo:

  • Rinite;
  • Sinusite;
  • Laringite;
  • Faringite;
  • Bronquite.

O clima mais frio piora doenças como Asma e Pneumonia. Desse modo, as crises acontecem de modo mais fácil nessa época.

Números de casos no Brasil e no mundo

A OPAS, Organização Pan-Americana da Saúde, publicou dados de uma pesquisa sobre os números mundiais do problema. Segundo a Organização, em 2019, a pneumonia e outras doenças respiratórias foram a quarta principal causa de morte no mundo.

No Brasil, os números seguem o mesmo caminho. Assim, uma pesquisa da Universidade de Mato Grosso do Sul mostrou que as crianças e idosos são os que mais sofrem no período. Além disso, a região Sul e Sudeste também são bem afetadas.

Por que doenças respiratórias aumentam no outono e inverno?

São muitos os fatores que contribuem para aumentar as doenças no outono e inverno. Então, por exemplo:

  • Temperatura;
  • Clima seco;
  • Ajuste do corpo;
  • Comportamento.

O tempo frio e seco torna os vírus mais fortes. Do mesmo modo, ele piora o Sistema Imunológico.

Com o clima frio as pessoas ficam mais tempo em casa ou em locais fechados. Assim, o contato próximo e a pouca troca de ar aumenta o número de vírus no local.

O ar seco também afeta o Sistema Respiratório. Nesse sentido, poeira e poluição ficam mais tempo no ar, o que afeta bastante a respiração.

Foto: Clima frio e seco aumenta doenças no outono e inverno.

Por que a imunidade diminui no frio?

Imagem de homem assoando o nariz

A mudança do clima provoca um ajuste no corpo. Ou seja, com o frio o corpo tem que gastar mais energia para manter sua temperatura. Assim, o poder do Sistema Imunológico diminui.

Maior trabalho do corpo, tempo frio, seco, poluição e poeira causam uma sobrecarga. Assim, são uma combinação perfeita para que as doenças no outono e inverno apareçam e baixem a imunidade do indivíduo.

Como a falta de luz do Sol piora a situação?

No inverno também existe menos luz do sol. Por isso, a quantidade de Vitamina D que se recebe também diminui.

Entre suas muitas ações, a Vitamina D ajuda a deixar o Sistema Imunológico mais forte. Da mesma forma, pesquisas já provaram que ela ajuda a tornar gripes e resfriados mais curtos.

Qual a relação da inversão térmica com as doenças no outono e inverno?

A inversão térmica é um ato natural que acontece no inverno. Nesse sentido, o ar quente fica nas partes mais altas da atmosfera e prende o ar frio perto do solo.

Com o ar frio preso, a poluição e a poeira também se mantêm no ar por mais tempo. Assim, poluentes de indústrias, carros e máquinas circulam com mais intensidade.

Por que a umidade do ar é importante para saúde?

O ar seco faz com que a secreção natural do nariz torne-se mais grossa. Além disso, ele diminui o fluxo do organismo e, assim, irrita o Sistema Respiratório.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, diz que a umidade do ar já causa problemas quando fica abaixo dos 20%. Porém, em 2020, por exemplo, o governo contou mais de 25 dias com umidade abaixo desse nível no Brasil.

Quais outros problemas de saúde pioram no inverno?

Assim como as doenças respiratórias, outras condições também aumentam com o clima e ambientes fechados. Então, tem-se por exemplo problemas de:

  • Pele;
  • Olho;
  • Circulação.

No inverno a pele fica mais seca, isso provoca coceiras e rachaduras. Do mesmo modo, isso pode causar descamação, como a caspa, por exemplo.

Já na circulação, o tempo frio faz com que o corpo diminua o tamanho dos vasos para ajudar a mantê-lo mais quente. Assim, membros como pés e mãos, têm sua circulação prejudicada. Então, dores e formigamento podem ocorrer e gerar doenças.

A visão também sofre com o tempo seco. Ou seja, inflamações por alergia e dificuldade na vista, são alguns problemas da época.

Bactérias, Vírus e Fungos: atenção a mais no frio!

Locais fechados e com pouca ventilação aumentam o número de vírus, isso é fato. Do mesmo modo, isso torna a área de dentro úmida, o que facilita o aparecimento de fungos e bactérias.

Eles, por sua vez, podem causar muitas outras doenças, por isso, são perigosos. Por exemplo, podem dar desde uma simples micose até uma Tuberculose ou Meningite.

Foto: Vacinas ajudam a combater doenças no outono e inverno.

Como prevenir doenças no outono e inverno?

Para prevenir doenças no outono e inverno, você deve diminuir a quantidade de vírus no ambiente e melhorar a proteção do corpo. Assim algumas medidas são, por exemplo:

  • Tomar vacina;
  • Ventilar o espaço;
  • Manter o corpo quente.

Ao se manter agasalhado você faz com que o corpo não tenha que trabalhar mais para isso. Assim, o organismo preserva a energia para melhorar sua imunidade e outras funções do corpo. Do mesmo modo as vacinas, protegem contra doenças mais graves.

Fazer a troca do ar também é vital nessa época. Dessa forma, vírus, fungos e bactérias têm menos chance de crescer e contagiar pessoas.

Hidratação e alimentação saudável: os amigos da saúde!

O tempo seco torna a hidratação fundamental, para pele, garganta e corpo em geral. Do mesmo modo, a alimentação saudável ajuda a aumentar a imunidade. Então, coma muitos legumes e frutas, fonte de vitaminas e nutrientes.

Dicas para ajudar a combater doenças no outono e inverno!

Existem muitas ações simples que ajudam a combater as doenças no outono e inverno. Por exemplo:

  • Umidificador de ar;
  • Limpar e aspirar o pó;
  • Arejar ou lavar casacos e cobertores;
  • Higienizar locais úmidos.

 

Estas medidas vão ajudar a combater os ácaros, que podem dar alergias, além de outros fungos, vírus e bactérias.

A ideia é tornar o ar da sua casa o mais limpo e saudável possível. Assim, as chances de ter alguma alergia ou doença diminuem muito. Além disso, cobrir o nariz e boca ao tossir e espirrar e lavar as mãos diminuem as chances de contágio.

Tomar vitaminas C e D também ajuda na imunidade. Da mesma forma, realizar check-ups médicos e se manter saudável diminui os riscos das doenças no outono e inverno.

Total
0
Shares
Artigo anterior

A telemedicina veio para ficar?

Próximo artigo

Você sabe o que é o conceito de Hospital 4.0

Posts relacionados