Menu

Saúde da Mulher

29/10/21

O Outubro Rosa é uma campanha em prol da saúde da mulher e atua de forma a mostrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Mais recentemente, o Outubro Rosa tem sido conhecido também como um alerta para o câncer do colo do útero. O diagnóstico precoce, tanto para câncer de mama quanto para o câncer de colo do útero é fundamental para garantir um tratamento mais eficaz e menos agressivo.

Você quer saber um pouco mais sobre o Outubro Rosa e como garantir uma boa saúde? É só ler até o fim do conteúdo que preparamos para você.

Saúde da Mulher – Outubro Rosa

O Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento que se iniciou na década de 1990 em Nova York com a Race for the Cure. A corrida reuniu e ainda reúne várias pessoas e voluntários com o intuito de conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce para o câncer de mama.

A chamada Race for the Cure era realizada anualmente, mas apenas no final da década de 90 que o mês de outubro foi escolhido como o centro para as ações. Atualmente, as ações do Outubro Rosa são realizadas mundialmente.

No Brasil, o Outubro Rosa também possui destaque para a prevenção e diagnóstico precoce para o câncer do colo do útero, com várias ações de conscientização.

A importância da conscientização sobre a saúde da mulher

Muito além do que apenas realizar ações de conscientização sobre a saúde da mulher no Outubro Rosa, é muito importante que as mulheres conheçam seus próprios corpos. Com a conscientização correta, é possível diminuir consideravelmente os casos de doenças como o HPV e o câncer de mama.

Mas muito além disso, é preciso que o cuidado com a saúde da mulher seja feito ao longo de toda a vida, não apenas em um único mês. Várias doenças que acometem as mulheres podem ser tratadas de forma muito mais eficiente, garantindo uma boa saúde.

A importância da mamografia e do autoexame

Por meio da mamografia é possível identificar o câncer de mama nos estágios iniciais, tornando o tratamento muito menos agressivo para as mulheres. As chances de um tratamento bem sucedido aumentam consideravelmente com um diagnóstico precoce.

Além da mamografia, as mulheres podem receber incentivo para realizarem o autoexame. Grande parte dos cânceres de mama são descobertos pelas próprias mulheres que fizeram o autoexame.

Vários fatores podem contribuir para o aumento do risco do câncer de mama, que são: ambientais e comportamentais, hormonais ou genéticos e hereditários.

Ambientais e comportamentais

Os fatores ambientais e comportamentais são:

  • Obesidade;
  • Não fazer exercícios físicos;
  • Consumir bebidas alcoólicas;
  • Exposição frequente a radiação; 
  • Tabagismo.

Hormonais

Os fatores hormonais são:

  • Primeira menstruação antes dos 12 anos;
  • Não ter tido filhos ou tido a primeira gravidez após os 30 anos; 
  • Entrar na menopausa após os 55 anos;
  • Uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona);
  • Ter feito reposição hormonal após a menopausa por mais de 5 anos.

Genéticos e hereditários

Os fatores genéticos e hereditários são:

  • Histórico familiar com casos de câncer de ovário;
  • Histórico familiar com casos de câncer de mama antes dos 50 anos;
  • Histórico familiar com casos de câncer de mama em homens;
  • Alteração genética, principalmente nos genes BRCA1 e BRCA2.

A importância do teste de Papanicolau

O Teste de Papanicolau é essencial para se fazer o diagnóstico do câncer de colo de útero em seu estágio inicial. Isso acontece por causa que o início do câncer cervical ocorre de forma assintomática, onde a paciente não apresenta nenhum sintoma.

Ao ser descoberto nesse estágio inicial, a chance de cura para o câncer de colo do útero é de 100%. O exame preventivo é a melhor opção para garantir o melhor tratamento possível.

Com o avanço da medicina, foi comprovada a ligação direta de infecções causadas pelo Papilomavírus Humano (HPV) com o desenvolvimento do câncer do colo de útero. No Brasil, é distribuída uma vacina tetravalente para meninas entre 9 e 14 anos, que é capaz de proteger contra quatro tipos do vírus do HPV.

A vacina atua de forma a prevenir contra o tipo 6, 11, 16 e 18 do vírus, sendo que os dois primeiros causam verrugas genitais. Os dois últimos são responsáveis por até 70% de todos os casos de câncer do colo do útero. O que torna a vacinação ainda mais importante.

Entre os principais fatores que aumentam o risco para o câncer do colo do útero estão:

  • Uso prolongado de pílulas anticoncepcionais;
  • Início precoce da vida sexual;
  • Vida sexual com múltiplos parceiros;
  • Tabagismo.

É preciso ter atenção para as outras doenças que acometem as mulheres

É importante que seja dada mais atenção para a saúde das mulheres. Quando falamos de saúde, queremos dizer também sobre a saúde mental. São várias as causas que podem prejudicar a saúde mental da mulher, como infertilidade ou abortos espontâneos. Além de depressão pós parto e tantas outras causas.

É preciso que a saúde da mulher seja tratada como um todo, durante todo o ano. Não apenas durante o Outubro Rosa. São várias as patologias que estão atingindo cada vez mais meninas e mulheres em todo o mundo, como hipertensão, obesidade e diabetes.

Essas doenças estão cada vez mais presentes no dia a dia de crianças, adolescentes e mulheres. O que torna a conscientização ainda mais importante. Nesses casos, a conscientização, a reeducação alimentar e a prática de atividades físicas são aliados poderosos para diminuir consideravelmente os números crescentes.

A busca das jovens adultas por ter uma alimentação mais rápida e prática tem levado a um consumo excessivo de alimentos processados. Esse consumo excessivo de alimentos muito calóricos e processados está diretamente ligado à diabetes, a obesidade e a hipertensão.

Além disso, o estilo de vida sedentário, onde cada vez mais pessoas passam longos períodos de tempo em frente a TV, está relacionado a essas mesmas doenças. Por isso, um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e com a prática regular de atividades físicas são grandes aliados na saúde de meninas e mulheres.

Agora você já sabe um pouco mais sobre a importância da conscientização da saúde da mulher, que precisa ir muito além do que apenas durante o Outubro Rosa. Para todas essas patologias, a conscientização é o principal fator para mudar a vida de muitas mulheres em todo o mundo.

 Acesse o Portal Bunzl Saúde

Siga nossas redes sociais
   /bunlzsaude

 

- As opiniões aqui expressas são as do autor e não refletem necessariamente as da Bunzl Saúde. A empresa não assume qualquer responsabilidade por erros nas informações aqui contidas, nem por qualquer dano que possa decorrer do uso delas ou da confiança nelas.