Saúde do homem: entenda o papel fundamental da prevenção

Se você quer saber um pouco mais sobre o papel fundamental da prevenção contra o câncer de próstata para a saúde do homem, nós podemos te ajudar. Cuidar da saúde é um dos principais fatores para garantir uma boa qualidade de vida.

Se você quer saber um pouco mais sobre o papel fundamental da prevenção contra o câncer de próstata para a saúde do homem, nós podemos te ajudar. Cuidar da saúde é um dos principais fatores para garantir uma boa qualidade de vida.

Quando se trata de doenças como o câncer de próstata, a prevenção e o diagnóstico precoce são fatores decisivos para garantir um tratamento menos agressivo. Além disso, o diagnóstico precoce é muito importante para que o tratamento seja mais eficiente.

Por isso é tão importante que haja uma maior conscientização sobre a importância de se fazer exames de rotina e manter um estilo de vida mais saudável.

Quer saber um pouco mais sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata? É só ler até o final do conteúdo que preparamos para você.

Saúde do Homem

O que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata é uma doença que atinge diretamente a próstata, uma glândula que fica localizada na parte baixa do abdômen. A glândula possui um formato de maçã e fica localizada abaixo da bexiga e na frente do reto.

A próstata é responsável por produzir parte do sêmem, por isso, é uma glândula que só existe no corpo masculino. Além disso, o câncer de próstata é considerado como um tipo de câncer da terceira idade, já que 75% de todos os casos são em homens com idade acima de 65 anos.

Em alguns casos, o câncer de próstata se desenvolve de forma tão rápida que o diagnóstico e o tratamento se tornam ineficazes, levando à morte. Mas a grande maioria se desenvolve de forma tão lenta que não chegam a dar sinais e nem causar riscos à saúde do homem.

O câncer de próstata pode ser identificado por meio do exame de próstata ou toque retal. É um exame muito simples mas que grande parte dos homens se recusa a fazer por causa do preconceito.

Por isso, as campanhas do Novembro Azul trabalham de forma a acabar com esse preconceito, pois cuidar da própria saúde deveria ser a prioridade. Além disso, é importante que haja uma maior conscientização da população masculina, pois é o segundo tipo de câncer que mais atinge os homens.

Principais sintomas

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta nenhum tipo de sintoma. Em alguns casos, os sintomas apresentados são semelhantes ao do crescimento benigno da próstata:

  • dificuldade de urinar;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Na fase mais avançada, o câncer de próstata pode causar dor óssea, vários sintomas urinários e até infecção generalizada ou insuficiência renal.

Fatores de risco

Os principais fatores de risco são:

  • Pai ou irmão que tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, que podem ser reflexos de fatores hereditários ou de estilo de vida;
  • Idade acima dos 50 anos, pois grande parte dos casos e das mortes acontecem após essa idade;
  • Excesso de gordura corporal;
  • Exposições a aminas aromáticas, arsênio, produtos do petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, fuligem e dioxinas

A importância do diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce é de grande importância para garantir um tratamento menos agressivo e com maiores chances de cura dos pacientes. Esse diagnóstico precoce nada mais é do que a detecção do câncer em sua fase inicial, possibilitando o diagnóstico se o crescimento da próstata é anormal.

A detecção precoce do câncer de próstata pode ser feita com exames laboratoriais, clínicos, radiológicos e endoscópicos de homens que apresentam sinais da doença. Esses exames podem ser realizados também nos homens que não apresentam nenhum tipo de sinal ou sintoma, mas que pertencem aos grupos de risco.

O INCA (Instituto Nacional de Câncer) não recomenda que se faça exames de rotina com o intuito de fazer a detecção precoce do câncer de próstata. Isso porque caso o homem não faça parte de nenhum dos grupos de risco, não há nenhum tipo de comprovação de que os exames trarão algum tipo de benefício.

Além disso, se o homem não apresenta nenhum tipo de sintoma relacionado, não há comprovações de que fazer esses exames como rotina são necessários. Mas é preciso que o homem procure por ajuda médica no caso de ter sintomas como:

  • Diminuição do jato de urina e dificuldade para urinar;
  • Sangue na urina;
  • Necessidade de urinar várias vezes durante o dia e durante a noite.

Na maior parte das vezes, esses sintomas não são associados apenas ao câncer de próstata, mas é preciso que o homem procure por orientação médica.

Novembro azul

A iniciativa de gerar mais destaque para a saúde do homem e especialmente sobre a conscientização sobre o câncer de próstata, surgiu em Melbourne, na Austrália. Em 2003, os australianos Travis Garone e Luke Slattery estavam em um bar na cidade e pensaram em como fazer os bigodes voltarem a ser moda.

Na época as campanhas do Outubro Rosa e da prevenção contra o câncer de mama já eram bastante comuns, e foi então que os amigos tiveram uma ideia. A ideia era deixar o bigode crescer e cobrar 10 dólares de cada amigo que se juntasse à ideia.

Naquele ano, 30 amigos ajudaram e deixaram seus bigodes crescerem em apoio aos outros dois amigos. Como chamavam muita atenção das pessoas em qualquer lugar que iam, os amigos encontraram a chance perfeita de chamar atenção para a causa.

No ano seguinte, os amigos fundaram a Movember Foundation, uma mistura da palavra moustache (bigode) e November (novembro). A organização sem fins lucrativos tem como principal objetivo arrecadar fundos para contribuir no combate ao câncer de próstata.

O mês de novembro foi escolhido porque no dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Ao passar dos anos, a campanha se espalhou por mais de 20 países.

Além disso, passou a ser conhecida também como No-Shave November, que pode ser traduzida como “novembro sem barbear”. No Brasil, a primeira campanha nesse sentido aconteceu no ano de 2008, com o incentivo do instituto Lado a Lado pela Vida.

O Novembro Azul só ganhou esse nome no ano de 2012, com ações voltadas à importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Agora você já sabe um pouco mais sobre a importância da prevenção na saúde do homem. Então tudo que você precisa fazer agora é começar a cuidar da sua saúde e procurar um médico caso faça parte dos grupos de risco ou apresentar algum dos sintomas.

 Acesse o Portal Bunzl Saúde

Siga nossas redes sociais
   /bunlzsaude

Total
0
Shares
Artigo anterior

Entenda sobre o reforço da vacina contra Covid-19

Próximo artigo

Variante Ômicron: o que você precisa saber

Posts relacionados