Novembro Azul

O diagnóstico precoce do câncer de próstata é um assunto muito discutido por especialistas, porém pouco procurado pelos pacientes; o que é uma pena, já que atualmente dados comprobatórios traçam números alarmantes sobre a falta de atenção e cuidados com esta doença, que pode ser fatal.
Depois do Outubro Rosa, chegou o Novembro Azul

O diagnóstico precoce do câncer de próstata é um assunto muito discutido por especialistas, porém pouco procurado pelos pacientes; o que é uma pena, já que atualmente dados comprobatórios traçam números alarmantes sobre a falta de atenção e cuidados com esta doença, que pode ser fatal.

O movimento Novembro Azul surgiu em 2003, na Austrália, e muitas entidades governamentais e não governamentais estão envolvidas nessa campanha, destacando a prevenção e a conscientização de doenças masculinas, como o câncer de próstata. No Brasil, em 2014, o movimento Lado a Lado conseguiu realizar diversas ações em autódromos, estádios de futebol, corridas, Congresso nacional e em outros locais com fluxo maior de homens para compartilhar esta causa. A descoberta desta doença em estágio avançado requer cuidados apenas paliativos e, por muitas vezes, não alcançam a cura por completo, mesmo com o surgimento de muitos medicamentos, desde 2010, que proporcionam uma alta taxa de sobrevida ao paciente.

Segundo pesquisas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia – SBU, apenas 32% dos brasileiros dizem já ter realizado o exame de próstata, sendo que 44% dos homens em território brasileiro, nunca foram ao urologista, tendo em contra partida, evidências de que 1 a cada 6 homens terá câncer de próstata e 1 a cada 36 homens, infelizmente não resistirá e morrerá desta doença.

A frequência de câncer de próstata é constatada em nível nacional, pois segundo dados da ONG britânica Cancer Care, 307 mil mortes acontecem no mundo, todos os anos, por falta de prevenção, informação ou tratamento desta doença devastadora.

Destacamos a disfunção erétil, a infertilidade ou a incontinência urinária como algumas das causas recorrentes do não diagnóstico preventivo, sendo que a maioria dos pacientes não realizam os exames de acordo com o recomendado.

A orientação do Ministério da Saúde é que os homens procurem o médico após completar 50 anos e, caso haja algum fator de risco, como histórico familiar, a orientação é que este paciente comece a prevenção logo após os 40 anos. É importante enfatizar que o câncer de próstata tem uma prevalência de cura em torno de 90% dos pacientes que realizam a prevenção e o tratamento adequados.

Se você se encaixa nessas estatísticas de idade ou conhece alguém próximo, que significa muito para você, não perca tempo, pois este toque fará toda a diferença!

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia – SBU 2016 | Imagem: Divulgação

Total
0
Shares
Artigo anterior

Como se proteger da epidemia de sífilis no Brasil?

Próximo artigo

Os tratamentos que trazem pouco ou nenhum benefício à saúde

Posts relacionados