Tudo o que você precisa saber sobre Perimenopausa e Menopausa


Mulheres e pessoas que menstruam acabam chegando aquela fase da vida onde o processo natural de envelhecimento incorre em mudanças físicas, hormonais e emocionais que geram dúvidas e podem afetar vários aspectos da vida – a famigerada menopausa.

Mas antes ela perpassa um outro processo importante que é a perimenopausa. Você já ouviu falar dela? Não? Esse é o período que antecede a menopausa e saber a respeito dessas fases é muito importante.

Saber quais são os sintomas prováveis da perimenopausa e da menopausa, prepara a pessoa e indica quando há sinais de alerta – por isso vamos abordar de forma abrangente o período de transição da perimenopausa e os estágios da menopausa, trazendo informações essenciais para quem está passando por essas fases ou aproximando-se delas.

Por que é importante saber sobre a menopausa e a perimenopausa?

Pois ao ter informações sobre as mudanças que virão pela frente – sabendo o que é comum de se esperar e o que pode ser anormal – auxilia a identificar os sintomas dessa transição e passar por essas fases com mais tranquilidade.

Compreender os sintomas, as situações desafiadoras, oportunidades e aprendizados que esse período de mudança implica torna-se fundamental para capacitar mulheres e pessoas que menstruam a enfrentar essa etapa da vida com maior confiança e compreensão.

Conheça nos próximos tópicos, tudo sobre essas duas etapas tão importantes e o que elas impactam na vida da pessoa.

O que é a perimenopausa?

Também conhecida como pré-menopausa, é um período de transição anterior à menopausa. Engana-se quem pensa que esta manifesta-se de forma direta! 

A perimenopausa é um período entre a idade fértil da mulher e a menopausa – onde a ovulação para por completo e trata-se de uma fase da vida que demanda cuidados de saúde especiais, pois essa fase transitória incorre em alterações hormonais importantes.

 A principal alteração é a produção inconstante de estrogênio pelos ovários (hormônio que controla o ciclo menstrual), levando a diminuições e aumentos inconstantes, o que reflete-se no ciclo menstrual , tornando-o irregular.

A produção da progesterona – outro hormônio fundamental ao ciclo menstrual – também passa por alterações e a produção de FSH (hormônio folículo-estimulante) pela hipófise, que estimula a liberação de óvulos, também acaba por se tornar errática e inconstante.

Perimenopausa – sintomas e quando ocorre

O principal sintoma é a irregularidade dos ciclos menstruais – tanto em fluxo quanto em duração –  este último para algumas mulheres torna-se mais intenso, enquanto para outras fica mais leve. 

É normal na perimenopausa que hajam meses sem ovulação – onde não há menstruação.

A duração deste período pode variar, desde alguns meses, para algumas pessoas , até levando vários anos para outras. Ocorre majoritariamente a partir dos 40 anos, ou mais tarde – a partir dos 45 – ou ainda de forma precoce aos 35 anos. 

O que é a menopausa?

A menopausa configura-se quando o ciclo menstrual chega a seu fim e não é mais possível o corpo gerar uma gravidez. Essa palavra origina-se da raiz grega “men” (mês) e “pausis” que (pausa).

Ela pode acontecer naturalmente – ou mesmo ser induzida por cirurgias e tratamentos com determinados tipos de medicações. 

A menopausa tem seu início “oficial” – por assim dizer – depois da última menstruação, mas os profissionais de saúde tendem a considerar que a pessoa atingiu a menopausa após completados 12 meses completos com ausência total de menstruação.

Perimenopausa – sintomas e quando ocorre

A menopausa marca o fim da vida reprodutiva da pessoa que menstrua e ocorre de forma geral entre os 48 e 55 anos de idade. Algumas mulheres que passam pela menopausa em idade bastante fora dessa curva são consideradas com menopausa precoce.

Entre os sintomas principais citamos:
 

  • Falta de lubrificação vaginal;
  • Ondas de calor;
  • Redução da libido;
  • Insônia;
  • Dores de cabeça;
  • Sudorese;
  • Alterações cutÂneas;
  • Alterações nos cabelos e unhas;
  • Incontinência urinária;
  • Perda de massa óssea;
  • Mudanças constantes de humor.

Importante recapitular:

  • Perimenopausa é a fase de transição para a menopausa e causa alterações menstruais que iniciam em média 4 anos antes da menopausa propriamente dita – mas essa fase pode não ser igual para todas.
  • Menopausa é quando o ciclo menstrual para de ocorrer, com uma média de idade de 51 anos nos países ocidentais – porém fatores como etnia, comportamento, estilo de vida e meio ambiente influenciam a chegada dessa etapa.

Tratamentos para controlar sintomas da menopausa e perimenopausa

O tratamento hormonal é indicado para alívio dos sintomas da perimenopausa e posteriormente da menopausa. Eles atuam substituindo o estrogênio em defasagem no organismo. Esse tratamento pode ser feito apenas com estrogênio ou mesmo combinando-o com progesterona.

Apesar de ambas as fases serem funções normais do corpo, algumas de suas mudanças podem ser desconfortáveis, dificultando a rotina em certos aspectos e até mesmo afetando a qualidade de vida da pessoa.

Nesses casos é válido consultar um profissional de saúde ou especialistas nessas etapas, a fim de avaliar a terapêutica adequada – sendo em alguns casos, indicada a utilização de pílula contraceptiva para auxílio da regulação dos níveis hormonais.

Outros tratamentos para controlar os sintomas podem ser necessários, tais como:

  • Uso de antidepressivos – para casos de alterações de humor muito fortes e incapacitantes.
  • Aplicação de cremes e lubrificantes – visam atenuar as queixas de secura vaginal, podendo ser utilizados inclusive na relação sexual.

Cuidados de saúde essenciais para estas fases

Manter um estilo de vida saudável e ter acompanhamento médico, realizando os exames indicados nos intervalos solicitados pelo profissional são alguns cuidados básicos para essas etapas da vida.

Alguns cuidados extras podem e devem ser tomados – como esses a seguir:

  • Praticar exercícios físicos – de forma regular, eles auxiliam a prevenir doenças cardiovasculares e osteoporose, bem como inibem o aumento de peso.
  • Uso de suplementação vitamínica – objetiva diminuir os efeitos da osteoporose, geralmente recomendada a ingestão de cálcio e vitamina D.
  • Yoga e terapia cognitivo-comportamental – incorrem em melhorias para problemas de sono e diminuem as ondas de calor.
  • Limitar a ingestão de álcool – evidências científicas apontam que o impacto das alterações hormonais no cérebro levam a uma resposta adversa de humor após o consumo de álcool.

Perimenopausa e menopausa não são bichos de sete cabeças

Pelo contrário, são fases naturais do organismo, que ao fazer algumas mudanças simples no seu estilo de vida lhe ajudam a lidar com esses sintomas e passar por essas etapas de forma mais tranquila.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Entenda as diferenças entre alergia e intolerância alimentar

Próximo artigo

O que são Arboviroses?

Posts relacionados