Coração, o mês setembro vermelho visa conscientizar os cuidados com esse órgão

O coração tem como principal função bombear o sangue para os pulmões, onde receberão oxigênio. Após esse processo, o sangue com oxigênio é distribuído para todo o corpo, distribuindo oxigênio e nutrientes para os tecidos, além de retirar produtos residuais, como dióxido de carbono.

Por causa da sua importância, é essencial que cuidemos muito bem dele. Entretanto, não é isso que vem ocorrendo entre os brasileiros. Para se ter uma ideia, cerca de 14 milhões de pessoas que moram no Brasil têm ou já tiveram alguma doença cardiovascular.  Os dados são do Ministério da saúde. Segundo o órgão governamental, as doenças cardíacas estão entre as que mais matam no país. Ou seja, é uma das principais causas de morte do país.

Outro dado alarmante do Ministério da Saúde é que mais de 300 mil pessoas apresentam infarto agudo do miocárdio. Essa condição aumenta em 30% as chances de morte de um indivíduo.

Caso os brasileiros não mudem os seus hábitos, a previsão é que daqui a 18 anos (2040) haja um aumento de até 250% no número de brasileiros com infarto. Essas chances de desenvolver a doença aumentam entre as pessoas com idade entre 50 a 70 anos.

Quais são os principais problemas

Um dos principais motivos para termos no Brasil tanta gente com doenças cardiovasculares são os hábitos alimentares e a falta de atividade física. Esses são os ingredientes perfeitos para infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e a insuficiência cardíaca.

Geralmente, essas doenças são consequência do acúmulo de gordura, colesterol e outras substâncias presentes parede dos vasos sanguíneos. Para conscientizar a população sobre problemas como esses foi criado o “Setembro Vermelho”.

O mês é dedicado a alertar os brasileiros sobre a importância de manter hábitos saudáveis em qualquer fase da sua vida. Entre essas orientações estão: a prática regular de exercícios físicos, optar por alimentação balanceada, realizar exames periódicos, melhorar a qualidade do sono e reduzir os estresses. Seguindo todas essas dicas, o indivíduo tem a chance de evitar que algo grave aconteça com o seu coração.

Setembro Vermelho

Quando o assunto é cuidar do coração, poucas pessoas se preocupam realmente com o bem-estar desse órgão. Muitas só passam a se preocupar quando têm um princípio de enfarto ou outro tipo de problemas relacionados ao coração.

Para chamar a atenção dos brasileiros sobre o assunto, o “Setembro Vermelho” tem como finalidade conscientizar para os cuidados com a saúde cardíaca. Com isso, haverá também a prevenção das doenças cardiovasculares.

Para que o seu coração fique sempre saudável, as dicas são as seguintes:

  • Beba muita água.
  • Mantenha alimentação saudável, evitando comidas gordurosas, reduza sal e o açúcar, além de evitar alimentos processados.
  • Prefira consumir frutas, legumes e verduras.
  • Mantenha o peso corporal sob controle.
  • Controle a pressão arterial e os níveis de colesterol.
  • Sempre pratique exercícios físicos regularmente.
  • Evite cigarros e bebidas alcoólicas em excesso.
  • Tenha uma vida mais tranquila, controlando o estresse e a ansiedade.
  • Fique atento histórico familiar de doenças crônicas. Entre elas, estão diabetes, hipertensão e doenças cardíacas.

Visite o seu médico periodicamente

Pode parecer cuidado demais, mas doenças cardíacas podem ser silenciosas sendo necessário um olhar mais aprofundado para se antever. Por isso, se possível, visite seu médico de confiança e solicite um check-up. Quando possível problemas são descobertos com antecedência o leque de tratamentos é maior e as chances não precisar de grandes alterações em seu dia a dia são maiores também.

Principais exames para detectar problemas cardíacos

A título de curiosidade, abaixo segue uma lista dos principais exames não invasivos para detecção de possíveis problemas no coração. Claro, cada um deve ser indicado por um médico apenas quando este verificar a necessidade para tal.

  • Ecocardiograma ou Ultrassonografia – Este exame visa avaliar a anatomia do coração, como relaxa e contrai, as paredes das cavidades do órgão. Dessa maneira, consegue diagnosticar quadros evolutivos de doenças no coração.
  • Ressonância magnética – Diferente de muitos exames, este não é prejudicial a saúde e consegue gerar imagens em alta resolução para verificar defeitos congênitos e o miocárdio.
  • Radiografia do tórax – um simples RX, como é costume dizer, pode detectar anormalidades no tamanho do coração, por exemplo.
  • Angiografia digital – avalia os vasos do coração para identificar a diminuição no fluxo de sangue ou possíveis obstruções. É feito com a aplicação de contraste e é feito no RX.
  • Mapa – indicado para pessoas que apresentam pressão alta, ficam com um equipamento preso a cintura que fica conectado a uma braçadeira. A medição vai sendo feita ao longo de 24h e cria um diário. O paciente deve retornar ao médico no dia seguinte para verificar os resultados.
  • ECG – Eletrocardiograma de repouso – tem por função avaliar como vai a parte elétrica do coração. A pessoa fica em repouso e são colocados eletrodos em pontos estratégicos.
  • Holter 24h – É um exame parecido com o Eletrocardiograma, no entanto, a avaliação é realizada por um período de 24 horas onde registra as atividades do coração.
  • Teste ergométrico computadorizado – através do esforço físico controlado, feito em esteira ou bicicleta, é possível reconhecer isquemia miocárdica, distúrbios hemodinâmicos ou até arritmias cardíacas.

Em casos onde o médico veja necessidade, há exames invasivos que conseguem constatar doenças cardíacas. É o caso de:

  • Cintilografia;
  • Cateterismo cardíaco;
  • Ecografia transesofágica.

Por fim, não apenas no mês dedicado ao coração, dedique-se a sua saúde, esteja em dia com seus exames e busque a melhor qualidade para sua vida.

Total
0
Shares
Artigo anterior

Setembro Amarelo: como estimular a Saúde Mental?

Próximo artigo

Um bom atendimento é a chave principal para a confiança entre empresa e cliente

Posts relacionados