O que são micropipetas e para que servem?

A escolha certa na hora da compra de uma micropipeta pode influenciar muito os resultados dentro do laboratório, pois as especificações técnicas vão garantir a precisão na manipulação de líquidos. Saiba mais!
micropipetas

A pipetagem é um dos procedimentos mais comuns praticados entre os laboratórios, sejam eles de biologia molecular, de análises clínicas, químicas ou microbiologia, de pesquisa, da indústria (controle de qualidade), entre outros.

A escolha certa na hora da compra de uma micropipeta pode influenciar muito os resultados dentro do laboratório, pois as especificações técnicas vão garantir a precisão na manipulação de líquidos.

Elas são qualificadas como instrumentos de alta precisão para uso em rotinas de manipulação e fracionamento de líquidos em quantidades muito pequenas. Seus tipos podem ser divididos em micropipetas mecânicas e/ou eletrônicas, em modelos monocanal e multicanal.

  • Monocanal Mecânica – apenas uma saída para dispensação de líquidos.
  • MulticanalMecânica – saídas para dispensação de líquidos, geralmente com 8 ou 12 canais, para manuseio em microplaca.
  • Monocanal Eletrônica – apenas uma saída para dispensação de líquidos.
  • Multicanal Eletrônica– saídas para dispensação de líquidos, geralmente com 8 ou 12 canais, para manuseio em microplaca.

As micropipetas eletrônicas permitem realizar dispensações automatizadas com diversas programações.

Como funcionam?

São projetadas para serem operadas pelo princípio de deslocamento de ar. Ou seja, o pistão localizado dentro do equipamento se move para baixo, deslocando o ar em contato com ele para fora da pipeta (o volume de ar expulso é igual ao volume ajustado na pipeta), muito similar ao funcionamento de uma seringa.

Entenda os volumes

A unidade de medida utilizada pelas micropipetas é o microlitro (µL). As micropipetas podem medir desde 0,2µL até 10.000µL. Veja o comparativo abaixo e entenda os volumes correspondentes.

1L = 1.000mL = 1.000.000µL

1mL = 1.000µL2µL = 0,002mL

20µL = 0,02mL

200µL = 0,2mL

2.000µL = 2mL

 

A linha de micropipetas Labor Import proporciona exatidão e precisão nas medições e transferências de amostras líquidas. Seu design ergonômico garante facilidade ao operador em rotinas diárias de pipetagens.

A dispensação de líquidos é extremamente importante em qualquer rotina laboratorial. Visando esta importância, nossas micropipetas foram desenvolvidas sob os mais altos padrões de qualidade e com certificações internacionalmente reconhecidas, permitindo assim total rastreabilidade através do número de série de cada equipamento.

 

Total
0
Shares
Artigo anterior

Redução do número de erros pré-analíticos e analíticos pode estar ligado ao investimento em gestão

Próximo artigo

Dica da Semana - Erro pré-analítico

Posts relacionados