Exames que toda mulher pode fazer no SUS

O sistema está disponível em todo Brasil. Confira

O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma excelente alternativa para quem não pode pagar um plano de saúde privado. Criado no ano de 1988, o sistema só foi possível junto com a promulgação da Constituição Federal, que determinou que a saúde é um dever do Estado.

Desde o ano 2000, o SUS é gerido por recursos provenientes dos orçamentos da União, dos governos estaduais e distrital, além das prefeituras municipais. Isso significa que os governantes administram os recursos e são responsáveis pela execução de programas e ações que visem melhorar o sistema.

Todos os anos, milhões de brasileiros são atendidos e tratados pela rede do SUS em todo Brasil. O sistema de saúde pública, considerado um dos maiores do mundo, é o único que garante assistência integral gratuita para a população, principalmente a mais carente.

Nos hospitais e unidades básicas de saúde todos os tipos de atendimentos podem ser realizados, até mesmo transplantes. A rede ainda conta com equipes de pesquisa respeitadas dentro e fora do Brasil.

Por ser um sistema completo, o SUS também oferece diversos exames e procedimentos voltados para a saúde da mulher. Lá, elas têm acesso às consultas, exames, tratamento de médio e longo prazo, entre outros.

A cobertura pública oferece desde exames simples (sangue) até aqueles capazes de detectar um câncer. Para a mulher são oferecidos: mamografia (detecta câncer de mama) e o Papanicolau (detecta câncer do colo do útero).

Mamografia: prevenção e diagnóstico do câncer de Mama

O site do Ministério da Saúde informa que as mulheres podem fazer dois tipos de mamografia: rastreamento e diagnóstica. Segundo informa o órgão, a mamografia de rastreamento é indicada para mulheres de 50 a 69 anos sem sintomas de câncer de mama. Esta é indicada a cada dois anos.

Já para aquelas mulheres com sinais de câncer, o exame indicado é a mamografia diagnóstica, que serve para avaliar alterações mamárias em qualquer idade. Ela também pode ser indicada para homens com suspeita de câncer na mama.

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 3,4 milhões de mamografias foram realizadas em mulheres em 2021. Destas, o SUS realizou 351.509 mamografias diagnósticas e 3.145.930 mamografias de rastreamento. A região sudeste foi a que mais realizou esses exames, foram quase 1,8 milhões. Já a região Norte ficou em último lugar, com 120 mil exames de mamografia realizados.

A mamografia por meio do SUS é uma grande conquista das mulheres e tem salvado muitas vidas. Mesmo com essa possibilidade, a taxa de morte é considerada alta no país, pois por falta de informações, muitas mulheres só descobrem a doença em estágio avançado.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que no ano de 2022 o Brasil terá confirmados 66.280 novos casos de câncer de mama.

Ainda de acordo com o INCA, o câncer de mama é o segundo tipo de tumor maligno que mais afeta mulheres. O primeiro é o câncer de pele não melanoma. O instituto afirma que o tumor mamário corresponde a cerca de 25% dos casos diagnosticados mundialmente. No entanto, no Brasil, o percentual é de 29%.

Para reduzir esse índice de mortalidade desse tipo de câncer, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente exames de mama para todas as mulheres. Mas esse não é o único que pode ser realizado por meio do sistema públicos. Muitos outros estão disponíveis para quem precisa se prevenir ou tratar de alguma doença.

Imagem de mulher simulando autoexame em mamas de crochê

Outros exames

O SUS oferece centenas de exames e tratamentos que podem ser feitos por homens, mulheres e crianças. Entre os que são voltados para o público feminino está também o Papanicolau para rastrear o câncer do colo do útero. Esse exame é feito em mulheres com idade entre 25 a 64 anos.

Elas também podem fazer exames de sangue para detectar alguma doença, como anemia, colesterol alto, etc. Além disso, o SUS garante o acesso à vacina contra o HPV, prevenindo o câncer do colo do útero. Já as gestantes têm acesso ao acompanhamento médico desde o início da gestação até o parto. Durante a gravidez, a futura mamãe pode fazer pré-natal e tomar todas as vacinas indicadas.

No SUS, você pode fazer:

  • Exame de sangue;
  • Mamografia;
  • Papanicolau;
  • Pré-natal;
  • Parto;
  • Entre outros.

Avanços do SUS

Durante todos esses anos de existência e de assistência aos brasileiros, o SUS já apresentou diversos avanços para melhorar a saúde da população e para prevenir e combater doenças. Entre as conquistas está o Programa Nacional de Imunização (PNI), que garante à população acesso as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A aplicação é gratuita tanto em crianças quanto em adultos.

Por meio do PNI são disponibilizados 17 imunizantes para combater mais de 20 doenças. Outro avanço é a criação do sistema público de transplantes de órgãos, considerado o maior do mundo.

O Sistema Único de Saúde também disponibiliza assistência para pessoas diagnosticadas com o vírus do HIV, pacientes renais crônicos, pessoas com câncer e quem trata da tuberculose e hanseníase.

O SUS é um programa de saúde completo disponível em todo país e tem salvado muitas vidas. A mulher e homem que quiserem ser atendidos pelo SUS devem procurar uma Unidade Básica de Saúde para agendar o atendimento com um especialista.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Baixa temporada: como os estoques da sua clínica precisam estar?

Próximo artigo

Entendendo o Sistema Imunológico

Posts relacionados