Respiron: o que é e para o que serve?

O Respiron é um aparelho que está se tornando cada vez mais conhecido graças aos benefícios que consegue oferecer para uma parcela da população. Ele é muito relevante para algumas pessoas, porque pode auxiliar na melhora da saúde e bem-estar delas.

O Respiron é um aparelho que está se tornando cada vez mais conhecido graças aos benefícios que consegue oferecer para uma parcela da população. Ele é muito relevante para algumas pessoas, porque pode auxiliar na melhora da saúde e bem-estar delas.

Então, continue lendo este post para saber mais sobre o Respiron e descobrir se ele também pode ser relevante para a sua saúde e sua qualidade de vida!

Respiron Classic – Exercitador Respiratório

O que é Respiron

O incentivador respiratório, que também é conhecido como Respiron, é um aparelho que foi criado para fortalecer a musculatura inspiratória de seus usuários. Por isso, ele consegue tonificar especialmente o diafragma (que é o principal músculo desse conjunto).

Esse aparelho é muito importante para determinadas pessoas, porque ele facilita esse trabalho de fortalecimento da musculatura inspiratória. Afinal, basta adquirir o Respiron, seguir as recomendações de um médico e realizar esse trabalho em casa.

Ou seja, não é necessário ir ao médico ou fisioterapeuta com tanta regularidade e o exercício ainda pode ser feito com uma frequência maior.

O Respiron também pode ser usado para tonificar as capacidades pulmonares e restabelecer o volume desses órgãos. Nesse caso, a pessoa deve utilizar o aparelho como um ajudante, que a auxilia na obtenção de inspirações mais profundas e que possuem uma sustentação maior.

Dessa forma, ela é capaz de trabalhar a expansão de seus pulmões e, consequentemente, melhorar sua saúde e seu bem-estar.

Para quem é indicado

O uso do Respiron é recomendado para pessoas obesas, sedentárias, portadores de doenças pulmonares, como asma e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), e que estão em fase de pré ou pós-operatórios de cirurgias.

O aparelho é indicado especialmente para quem fez ou vai fazer cirurgia bariátrica, torácica ou abdominal. Ele é importante nesses períodos, porque esses procedimentos podem provocar hipoventilação ou atelectasia.

Esta é o colapso total ou parcial de um pulmão ou do lóbulo de um pulmão. Ela é reversível, porém precisa ser tratada para que não se torne um caso grave e para que o pulmão prejudicado volte a funcionar adequadamente.

Apesar de ser recomendado em diversos casos, o Respiron possui contraindicações. O aparelho não deve ser utilizado por indivíduos com antecedentes de pneumotórax espontâneo.

Além disso, ele pode ser adquirido sem uma prescrição médica. Porém, não é recomendado usar o Respiron sem uma recomendação médica ou de um fisioterapeuta.

É fundamental ter o acompanhamento de um desses profissionais, ou de ambos, pois somente eles são capazes de dizer se o incentivador respiratório é adequado para o seu caso. Ainda, só esses profissionais podem lhe informar a melhor forma de usar o aparelho. Ou seja, com que frequência você deve utilizá-lo e em quais momentos do dia.

Com essa orientação, as chances de seu problema se resolver ou ser atenuado são muito maiores. Já se você resolver usar o Respiron sem uma assistência profissional, o equipamento pode acabar sendo ineficaz. Por isso, consulte seu médico ou fisioterapeuta antes de começar a utilizar o incentivador.

Como o aparelho funciona

Usar o Respiron em casa é bastante simples, o que facilita ainda mais o tratamento de quem precisa desse aparelho no cotidiano. Ele é um item portátil, formado pelos seguintes componentes:

  • Um corpo transparente de poliestireno cristal com 3 tubos;
  • 3 esferas;
  • 1 bocal;
  • Uma mangueira.

O usuário do Respiron deve inspirar no bocal e, então, as feras que estão nos tubos sobem. Dessa forma, a pessoa tem um estímulo visual para continuar treinando.

Os tubos do equipamento são interligados, porque assim podem disponibilizar um fluxo mais dinâmico para a pessoa. Essa integração também permite que o aparelho exija mais da musculatura respiratória do usuário e faz com que ele melhore a qualidade do treino.

O Respiron possui ainda um anel de graduação de intensidade, em que é possível modificar a dificuldade dos exercícios de acordo com a condição de cada pessoa. Este varia de 0 a 3. Em geral, o equipamento demanda um nível de esforço médio, que oscila entre 10 e 40 cmH2O.

Essa variação na intensidade é excelente, não só porque permite que cada usuário comece em seu próprio ritmo e não se esforce demais, mas também pois possibilita a evolução do tratamento.

Aqui é importante ressaltar que a utilização do Respiron não provoca dores. Sendo assim, caso você comece a usar o aparelho e sinta alguma dor, deve interromper a utilização e consultar seu médico ou fisioterapeuta.

Quais os benefícios de utilizar o Respiron

Como foi dito, o Respiron fortalece a musculatura respiratória de seus usuários. Esse é o maior benefício do equipamento, porque essa tonificação ajuda no desenvolvimento dos músculos. E, músculos mais fortes e desenvolvidos também conseguem fornecer vantagens para as pessoas.

Um indivíduo que melhora sua musculatura respiratória, por exemplo, consegue aliviar sintomas de doenças pulmonares, como a asma e a DPOC. Esse aprimoramento também pode ajudar a reverter casos de atelectasia.

Além disso, uma musculatura respiratória fortalecida ajuda a diminuir a fadiga, a falta de ar e a melhorar a disposição no cotidiano. Consequentemente, a pessoa realiza mais atividades físicas, tem desempenhos melhores nos exercícios e passa a ter uma qualidade de vida mais elevada.

Cuidados com o aparelho

Depois de usar o Respiron para aproveitar os benefícios que ele fornece, você precisa ter certos cuidados na conservação do aparelho. Assim, consegue garantir que ele vai ter uma longa durabilidade.

Uma das ações que você deve realizar é guardá-lo sempre em um local seco e arejado. Já a higienização do bocal deve ser realizada antes e depois de cada utilização, e a limpeza tem que ser feita apenas com água corrente e um sabão neutro. Em seguida, é necessário deixar o equipamento secando naturalmente.

Para fazer a higienização de todo o aparelho, o indicado é desmontá-lo para limpar cada peça separadamente. Essa limpeza não pode ser feita com produtos alcalinos, ácidos ou cloros. O ideal é que ela também seja realizada somente com sabão neutro e água. Depois, é só deixar as peças secarem e montar o Respiron novamente.

Como esse incentivador é bastante benéfico e prático, converse com seu médico ou fisioterapeuta sobre o uso desse aparelho.

E, se precisar comprar um exemplar de qualidade, basta acessar nossa loja online para adquiri-lo e conseguir fortalecer sua musculatura respiratória.

 Acesse o Portal Bunzl Saúde

Siga nossas redes sociais
   /bunlzsaude

Total
0
Shares
Artigo anterior

Qual a importância da Doação de Sangue?

Próximo artigo

Coleta de sangue: 8 dicas sobre tubos

Posts relacionados