Tubo Endotraqueal

Tubo Endotraqueal ou Tubo Endotraqueal Aramado, quando utilizá-los?

Qual é a diferença entre o tubo endotraqueal convencional e o tubo endotraqueal aramado?

Geralmente, o tubo endotraqueal (TOT) é muito utilizado na área médica em pacientes que necessitam de ventilação mecânica (VM). Essa ocorrência pode corresponder, por exemplo, a um pequeno período de tempo, como em anestesias gerais, ou ainda a um período mais prolongado, como nos pacientes que necessitam de VM nas unidades de terapia intensiva (UTI).

A proteção de vias aéreas e a ventilação mecânica viabilizam a administração segura de anestésicos de forma a garantir hipnose adequada, inibição da dor e relaxamento muscular. Todavia, o uso dessa técnica depende do correto funcionamento de um conjunto de equipamentos e materiais, conforme o procedimento a ser realizado. Qualquer defeito em algum desses materiais e em especial uma dobra em um tubo endotraqueal, durante um procedimento, pode comprometer a técnica de intubação e até determinar uma intercorrência potencialmente trágica por dificuldades com a ventilação e a proteção de vias aéreas.

Mas então, qual é a diferença entre o tubo endotraqueal convencional e o tubo endotraqueal aramado?

 O tubo endotraqueal convencional normalmente é o mais utilizado nos procedimentos citados anteriormente ou somente para a desobstrução das vias áreas, o que nesse caso, adota-se como escolha, o dispositivo do modelo sem o balão.

Tubo Endotraqueal
Figura 1: Tubo Endotraqueal convencional

No caso do tubo endotraqueal aramado, embora possua o mesmo uso e finalidade que o tubo endotraqueal convencional, mantém as vias aéreas desobstruídas quando o paciente é colocado em posição desfavorável ou durante uma intubação de longa duração, pois o reforço em espiral no interior do tubo em todo o comprimento reduz o risco de dobra, tecnicamente denominado acotovelamento.

Figura 2: Tubo Endotraqueal Aramado
Figura 2: Tubo Endotraqueal Aramado

Além disso, alguns profissionais preferem sua utilização em procedimentos cirúrgicos de cabeça e pescoço ou quando o paciente será submetido a algum procedimento em que ficará posicionado de bruços, não que seja uma posição desfavorável, mas para a seguridade de um possível acotovelamento do tubo, devido ao procedimento versus posição do paciente, facilitando assim, os cuidados essenciais durante a cirurgia.

Vale ressaltar que o profissional devidamente capacitado pode, de acordo com sua conduta, utilizar um ou outro modelo de tubo, de acordo com cada caso clínico. A escolha do tamanho do tubo e do modelo é de responsabilidade do profissional, que deve avaliar a indicação de cada produto, seguindo os protocolos da sua instituição de saúde.

LEIA MAIS: Saiba quais são as diferenças entre Tubo Endotraqueal e Tubo de Traqueostomia e quando utilizá-los.

Embora o tubo aramado possua um espiral metálico em toda a sua extensão, esse produto é de uso único, devendo ser descartado após sua utilização, de acordo com as autoridades sanitárias vigentes.

tubos

Tubos

REFERÊNCIAS

SERVIN, S.O.N.; ET AL. Tubo Endotraqueal Atraumático para Ventilação Mecânica. Rev Bras Anestesiol 2011;61(3): 311-319.

Mendonça, F.T.; ET AL. Dissecção de lúmen de tubo endotraqueal aramado durante anestesia geral: relato de caso. Rev Bras Anestesiol. 2017;67(6):659-662.

 

Total
0
Shares
Artigo anterior

Treinamento Centro Vale

Próximo artigo

Feira Hospitalar 2018

Posts relacionados