6 equipamentos que todo estudante de enfermagem deve ter

Estudantes de enfermagem não pode ficar sem esses equipamentos.

Se você é estudante de Enfermagem, com certeza deve saber a importância de ser um profissional dessa área. Durante a pandemia, enfermeiros e enfermeiras demonstraram o quanto o seu trabalho é importante para a sociedade.

Quem escolhe essa área deve ter consciência de que o mais importante é cuidar de pessoas. Por isso, é importante gostar da área para poder ser um bom profissional.

Além de ter aptidão para enfermagem, a pessoa precisa se dedicar à carreira desde a faculdade. É a partir daí que começa a ter contato com a função e, para se sair bem, os estudantes de enfermagem precisam ter equipamentos adequados. Sem os materiais é difícil estudar de maneira eficiente. O aprendizado prático fica prejudicado.

Há vários acessórios para quem exerce a profissão e o enfermeiro precisa conhecer todos. Por isso, ao longo do curso de Enfermagem, os professores vão exigir que os alunos tenham os materiais que serão indispensáveis ao longo da graduação e, principalmente, da carreira.

Se você é estudante de Enfermagem, fique atento ao nosso artigo e saiba quais são os equipamentos essenciais para as suas aulas.

Quais são os materiais essenciais?

A Enfermagem precisa de muitos materiais para ajudar o paciente na hora que ele mais precisa de apoio. Contudo, há aqueles que são básicos e que precisam estar o tempo todo com o estudante e com quem já é profissional. Esses equipamentos precisam ser conhecidos e utilizados. Veja agora quais são:

  • Aparelho medidor de pressão;
  • Termômetro clínico;
  • Oxímetro;
  • Estetoscópio;
  • Garrote;
  • Tesoura sem ponta.

Agora, vamos explicar sobre cada um desses equipamentos indispensáveis para o cotidiano dos enfermeiros.

Aparelho medidor de pressão

O aparelho para medir a pressão arterial é essencial para um dos procedimentos mais comuns na rotina de saúde, que é a aferição da pressão arterial. Há dois tipos de aparelhos: digital e manual. Qualquer um dos dois consegue detectar casos de hipertensão ou hipotensão. Essa medição é sempre feita por uma profissional de enfermagem e, por isso, o equipamento não pode faltar. Ao medir a pressão do paciente, o profissional fica atento para algo que possa estar fora do normal.  Geralmente, o resultado é considerado normal quando está próximo de 120×80 mmHg.

Termômetro clínico

Esses são equipamentos que jamais podem faltar na Enfermagem. Eles são essenciais para verificar alterações na temperatura corporal dos pacientes, principalmente daqueles que estão hospitalizados. A avaliação precisa ser acompanhada de perto por enfermeiros e médicos. Entretanto, os profissionais de enfermagem são os que mais fazem esse tipo de trabalho. Para ser considerada normal, a temperatura do paciente deve estar entre 36 e 37 ºC. Caso esteja acima dessa temperatura, é ligado um alerta. No mercado é possível encontrar diversos tipos de termômetro clínico. Dê preferência àqueles certificados por órgãos técnicos ou peça uma orientação ao seu professor sobre qual aparelho comprar. Os termômetros digitais precisam ser de boa qualidade e confiáveis.

Oxímetro

Esse aparelho mede a oxigenação do sangue, sendo essencial para verificar o estado de saúde do paciente. Oxímetro é o equipamento ideal para esse tipo de teste. O aparelho tem o formato de um clipe e geralmente é colocado nas extremidades do corpo para verificação do oxigênio. O objetivo é saber se o transporte do oxigênio é realizado corretamente para as áreas distantes do coração. O aparelho pode ser colocado nos dedos das mãos, pés ou o lóbulo da orelha.  De acordo com especialistas, o ideal é que o nível de saturação esteja entre 95 e 100%. Quando está abaixo desse valor, é necessária uma investigação para descobrir as possíveis causas da baixa oxigenação. Caso o resultado seja menor que 90%, a preocupação é ainda maior.

Estetoscópio

O estetoscópio não é só o símbolo da medicina. Ele é importantíssimo para que os profissionais de saúde avaliem as batidas do coração do seu paciente. Para os enfermeiros é essencial saber manusear e avaliar os resultados observados por meio do aparelho. Por meio da ação “auscultar” a região do coração e pulmão, os enfermeiros verificam se esses órgãos funcionam corretamente ou se apresentam alguma dificuldade. O estetoscópio também pode ser usado para observar a região abdominal, como intestino, útero, estômago.

Garrote

Conhecido como torniquete, o aparelho é utilizado para prender a circulação do sangue em determinada região do corpo que há necessidade de analisar. Geralmente, o garrote serve para conter uma possível hemorragia. Essas técnicas são aprendidas na faculdade e são colocadas em prática no hospital. Todo enfermeiro deve conhecer o equipamento e saber usá-lo corretamente.

Tesoura sem ponta

É um material fácil de encontrar e essencial para realizar curativos nos pacientes. A tesoura deve ser sem ponta para proteger o paciente de possíveis lesões, principalmente se for necessário abrir uma peça de roupa em um atendimento emergencial ou na hora de cortar uma bandagem.

Além dos equipamentos de Enfermagem citados nesse artigo, os estudantes devem ficar atentos ao uso de equipamentos de segurança individual, como uso de máscaras, toucas, luvas e jaleco. Esse kit completo também é uma exigência da faculdade de Enfermagem. O material é essencial para proteger tanto o profissional quanto o paciente e é necessário ter essa consciência desde os estudos.

Total
0
Shares
Artigo anterior

A pandemia de Covid-19 está mais perto de acabar?

Próximo artigo

Home Care: O que é e como funciona este serviço?

Posts relacionados