Marketing para pequenas empresas

Saiba como as estratégias são importantes para o crescimento do seu negócio.

Todas as empresas que querem atrair mais clientes, aumentar os lucros e, consequentemente, crescer precisam investir em marketing. Isso é vital para a sobrevivência do negócio, independentemente do mercado em que atua. As Pequenas e Microempresas (PMEs) precisam ter consciência da importância de investir em ações de comunicação estratégica.

A maioria das PMEs colocam o MKT como última opção ou fazem de maneira errada por não querer pagar a um profissional especializado. E, pasmem, há empresários que acham um desperdício de dinheiro investir em ações de marketing.

Se você pensa dessa forma ou prefere fazer um marketing equivocado só para não reservar orçamento para um serviço especializado, saiba que a sua empresa não conseguirá ampliar a rede de clientes. Afinal, os consumidores precisam conhecer o seu negócio e o caminho para isso é investir em marketing online e offline.

Para quem é PME e tem um orçamento curto, o marketing digital é mais em conta e garante bons resultados quando é planejado de forma estratégica. Neste artigo, daremos dicas de como ter um MKT eficiente para pequenas empresas. Promover o seu negócio por meio das redes sociais, blogs com conteúdos relevantes é possível.

A internet, diferente de outras mídias, facilitou o desenvolvimento de ações de marketing para a promoção de diferentes negócios. As grandes corporações já descobriram o poder das mídias digitais para atrair o público desejável e aumentar a sua margem de lucro.

Se você deseja o mesmo para o seu negócio, leia o nosso artigo até o final.

Por que investir em marketing?

Imagem de tablet escrito online marketing, teclado e óculos.

O principal motivo de investir em marketing já falamos no início desse texto: crescer. Afinal, nenhuma empresa quer ficar estagnada. Todas desejam ter bons clientes que paguem pelos seus produtos ou serviços.

Porém, com uma concorrência cada vez mais acirrada, as empresas precisam aparecer. Precisam estar presentes onde os seus consumidores estão, ou seja, na internet. A presença digital tornou-se uma obrigação, não dá para lutar contra isso. Claro que existem outros meios de divulgação, mas esses precisam de orçamentos maiores e são mostrados de forma genérica, sem focar diretamente na sua persona.

Já o marketing feito em canais digitais é direcionado para o seu público, dando resultados mais rápidos e eficientes. O marketing é importante para posicionar a empresa no mercado, torná-la referência, melhorar as vendas e o relacionamento com os clientes.

Mesmo que a sua empresa decida fazer publicidade em épocas especificas (Natal, final de ano, Dia das Mãe, etc.) se não tiver uma estratégica de marketing, os esforços serão inúteis. O marketing é o elo entre a empresa e os seus consumidores. Esse é o principal motivo de investir nesse tipo de planejamento.

Qual o valor de investimento

Não há um valor definido para o marketing. Isso vai depender muito do que a empresa deseja e quanto do seu orçamento está reservado para as ações. Para se diferenciar da concorrência, o ideal é ter os recursos disponíveis apenas para esse plano estratégico. Desta forma, a empresa saberá quanto deve gastar nas estratégias.

De acordo com os estudos do CMO Spend Survey 2016-2017, empresas de grande porte chegam a reservar mais de 12% do seu faturamento para a área de marketing. As pequenas empresas também podem fazer esse tipo de planejamento. Ainda segundo a pesquisa, algumas PMEs chegam a investir 10% da sua receita anual nas ações mercadológicas.

Com o cálculo definido, fica mais fácil fortalecer a marca diante do seu público.

Dicas de marketing para pequenas empresas

  • Plano de marketing: Esse é o primeiro passo para que a sua empresa tenha sucesso. O plano de marketing, assim como o plano de negócios, é a melhor maneira de traçar as estratégias. Lá, estarão descritos os objetivos, metas, definição da persona, as mídias em que se deve investir, qual o período de publicação, tipos de conteúdos, etc.
  • Conheça o seu negócio e o seu cliente: O planejamento estratégico vai depender de duas coisas: conhecer o seu negócio e o seu cliente. É impossível definir ações se esses dois itens não estão bem definidos; se a empresa não conhece a fundo o que vende e desconhece as dores e os desejos do seu público.
  • Trabalhe na identidade da sua empresa (Branding). Para isso, é necessário ter um nome e uma marca clara. Padronizar o uso da marca (cores e logo) por meio de manual. Isso pode parecer caro, mas a solução para não estourar o orçamento é contratar freelancer ou agências pequenas. O importante é que a sua empresa possa ser representada da melhor maneira possível para os seus clientes.
  • Faça anúncios nas redes sociais (Facebook e Instagram): Anunciar nessas redes é fácil e pode dar o resultado que você espera. A outra vantagem é que os anúncios podem ser segmentados.
  • Site: É necessário investir nessa ferramenta para que o seu cliente conheça mais sobre a empresa e tenha acesso a informações sobre produtos e serviços. A página deve ser de qualidade, ter fácil navegação, rápida e deve ser responsiva para aparelhos mobiles.
  • SEO: A técnica vai direcionar o seu cliente para o seu site de forma orgânica. O SEO é utilizado em conteúdos publicados em blogs, como os artigos. É importante que os assuntos abordados sejam relevantes para os clientes.
  • Invista em e-mail marketing: Trabalhar com essa ferramenta faz toda a diferença no seu negócio. Muita gente abre e-mails, por isso enviar mensagens criativas para o seu público é um diferencial e aumenta as chances de vendas.
  • Google Adwords: Essa ferramenta de anúncios é poderosa porque coloca a sua empresa na plataforma de buscas mais acessada do mundo. Utilizada de maneira correta, ela pode ajudar muito a alavancar o seu negócio.

Essas foram as nossas dicas de marketing para a sua empresa sair na frente e conquistar espaço no mercado. Agora, basta você colocá-las em prática para ver o seu negócio crescer.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Medicina Digital: em que situações pode ser utilizada

Próximo artigo

Baixa temporada: como os estoques da sua clínica precisam estar?

Posts relacionados