Biossegurança e EPIs no Laboratório de Análises Clínicas

Almejar para si a integridade física e psíquica durante o começo, o meio e o fim da jornada de trabalho, requer orientação sobre o uso de EPIs.

laboratório

Almejar para si a integridade física e psíquica durante o começo, o meio e o fim da jornada de trabalho, requer orientação sobre o uso de EPIs.

O que é EPI?

EPI significa Equipamento de Proteção Individual e é definido pela Norma Regulamentadora nº 06 (NR-06) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) como “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”.

Além de serem os responsáveis pela proteção e integridade do indivíduo, os EPIs também têm o intuito de minimizar os riscos ambientais do ambiente de trabalho e promover a saúde e o bem-estar, evitando acidentes e doenças ocupacionais.

A utilização de EPIs é importantíssima, pois previne e reduz os riscos de contaminação através de materiais biológicos. Eles são regulamentados pelo Ministério do Trabalho e possuem papel fundamental para proteção aos técnicos de coleta e outros membros que atuam na área da saúde, garantindo a proteção contra doenças como AIDS e Hepatite, além de fungos, bactérias e outros inúmeros tipos de patógenos diferentes e incontáveis.

Luva

Às vezes, os profissionais de laboratório precisam de um tempo para se adaptar ao uso dos equipamentos em sua rotina, mas é importante que a adaptação incorpore essa utilização à prática profissional, pois o uso indevido dos EPIs, ao invés de proteger, poderá ocasionar acidentes.

Conheça os principais EPIs usados em um laboratório de análises clínicas e saiba como eles são utilizados:

LEIA MAIS: Biossegurança no Laboratório de Análises Clínicas

‒ Jalecooferece proteção contra respingos de materiais biológicos ou substâncias reagentes. O modelo ideal deve ter mangas longas e o comprimento deve ser até os joelhos, sendo feito exclusivamente de algodão (que não é inflamável);

 Luvas de proteçãoprotege as mãos do contato com matérias contaminantes, irritantes, tóxicas e/ou corrosivas;

 Máscaras de proteçãoprotege contra gases e substâncias tóxicas que, ao entrar em contato com os pulmões, podem comprometer o aparelho respiratório e levar a intoxicações graves. A utilização deste EPI previne, ainda, contra agentes infecciosos encontrados em coletas de sangue de pacientes em isolamento, bem como de vapores intoxicantes provenientes de aerossóis e particulados;

 Óculos de proteçãogarantem a proteção dos olhos contra materiais infectantes, substâncias químicas e abrasivas. Devem ser feitos de material transparente, de modo a facilitar a visualização do técnico em análises laboratoriais durante a execução de seu trabalho.

 

Fonte: MTE – Ministério do Trabalho

Total
0
Shares
Artigo anterior

Dica da semana - Punção venosa periférica

Próximo artigo

Dica Semana da Criança - Uma picada não é bom, mas duas já é demais

Posts relacionados