Alergias: Entenda como elas se desenvolvem


As alergias são fenômenos complexos que afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Só no Brasil, cerca de 30% da população sofre com algum tipo de alergia. Desse total, 20% são crianças. Os dados são da Prefeitura de São Paulo e chamam a atenção para a necessidade de uma maior compreensão sobre o assunto.

Por isso, neste artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o tema, como por que as alergias acontecem, os tipos mais comuns, os tratamentos disponíveis e por que algumas pessoas são mais propensas a desenvolvê-las do que outras. Vale a pena conferir!


O que são alergias e por que elas acontecem?

Em princípio, as alergias são respostas exageradas do sistema imunológico de um indivíduo a substâncias normalmente inofensivas para a maioria das pessoas.

Essas substâncias são chamadas de alérgenos e podem ser encontradas no ar, na comida, nos medicamentos, nos animais, nas plantas, entre outros locais.

Quando uma pessoa alérgica entra em contato com um alérgeno, o seu sistema imunológico interpreta erroneamente essas substâncias como ameaças e desencadeia uma resposta imunológica.

A partir disso, o seu corpo passa a produzir anticorpos chamados de imunoglobulina E (IgE), que se ligam aos mastócitos, células presentes na pele, nas mucosas e nos tecidos. 

Então, esses mastócitos liberam substâncias inflamatórias, como a histamina, que causam os sintomas da alergia.

Os sintomas podem variar de acordo com o tipo de alergia, mas geralmente incluem:

  • Coceira;
  • Vermelhidão;
  • Inchaço;
  • Espirros;
  • Tosse;
  • Dor de cabeça;
  • Urticária; 
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Diarreia.

Em casos mais graves, a reação alérgica pode causar falta de ar e até choque anafilático, que pode levar à morte se não tratada a tempo.

Tipos de alergias mais comuns

Existem vários tipos de alergias, mas vamos citar aqui as mais comuns em crianças e adultos. Veja a seguir.

Alergia alimentar

É a reação alérgica a algum alimento ou ingrediente. Os mais comuns são leite, ovo, amendoim, soja, trigo, peixe e frutos do mar. 

Os sintomas da alergia alimentar podem ser desde uma coceira na boca até uma anafilaxia, sintoma grave caracterizado pela queda da pressão arterial, taquicardia e, em alguns casos, edema de glote.

Alergia respiratória

A alergia respiratória é uma das mais comuns. Ela diz respeito à reação a algum alérgeno presente no ar, como pólen, ácaro, mofo, pêlo de animal e poeira. 

Os sintomas podem ser rinite alérgica (nariz entupido, coriza, espirros e coceira), asma (tosse, chiado no peito e falta de ar) ou conjuntivite alérgica (olhos vermelhos, lacrimejantes e coçando).

Alergia medicamentosa

É o tipo de alergia que se manifesta devido a uma reação do organismo a algum medicamento ou componente. Os mais comuns são antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos. 

Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), a alergia medicamentosa é menos comum na infância, mas é mais frequente em mulheres. Os sintomas podem ser desde uma erupção cutânea até uma anafilaxia.

Alergia de contato

É a reação a algum produto ou material que entra em contato com a pele ou as mucosas. Os mais comuns são látex, níquel, cosméticos, perfumes e tinturas de cabelo. 

Os sintomas podem ser dermatite de contato (pele vermelha, inchada e coçando) ou eczema (pele seca, rachada e inflamada).

Como é o tratamento para alergias?

Agora que você já sabe o que são alergias e quais os tipos mais comuns, vale notar que o tratamento depende do tipo e da gravidade da reação. 

O primeiro passo é procurar um serviço de saúde e conversar com um médico especialista sobre os sintomas, o que consumiu de diferente da rotina alimentar, se houve contato com algum produto ou objeto específico, entre outros detalhes importantes.

Esse processo é chamado de anamnese clínica e é essencial para investigar as causas da reação alérgica e recomendar o tratamento adequado.

Em geral, o tratamento para alergias envolve quatro etapas:

  • A anamnese clínica e a realização de alguns exames e testes de alergia, para identificar o alérgeno que desencadeou a reação;
  • Evitar o contato com o alérgeno para prevenir as crises alérgicas. Isso significa evitar os alimentos, os medicamentos ou os produtos que causam a alergia e manter o ambiente limpo e arejado;
  • Usar medicamentos para aliviar e controlar os sintomas da alergia, como anti-histamínicos (que bloqueiam a ação da histamina), corticoides (que reduzem a inflamação), broncodilatadores (que abrem as vias respiratórias) e adrenalina (que reverte o choque anafilático). Esses medicamentos devem ser usados sob orientação médica e seguindo as doses recomendadas;
  • Fazer imunoterapia para dessensibilizar o organismo. Esse tratamento para alergia consiste em aplicar doses progressivas do alérgeno no corpo, por via subcutânea ou sublingual, para induzir uma tolerância imunológica. Essa é uma opção para alguns casos de alergia respiratória ou alimentar, deve ser feito por um especialista e pode durar de meses a anos.

Por que algumas pessoas têm alergias e outras não?

Ainda não se sabe ao certo por que algumas pessoas têm alergias e outras não. No entanto, existem alguns fatores que podem influenciar a condição, como por exemplo:

  • Genética: ter pais ou parentes alérgicos aumenta as chances de desenvolver alergias;
  • Idade: as alergias são mais comuns em crianças, pois o sistema imunológico ainda está em formação e pode reagir de forma exagerada a alguns estímulos. Muitas alergias podem desaparecer ou diminuir com o tempo, mas outras podem persistir ou surgir na vida adulta;
  • Ambiente: a exposição a alguns agentes ambientais pode favorecer ou desencadear as alergias, como poluição, fumaça, clima seco ou úmido, mudanças de temperatura e infecções virais ou bacterianas.

Conclusão

Como apresentamos neste artigo, as alergias são condições de saúde complexas e multifatoriais, que impactam indivíduos de todas as idades. 

Portanto, compreender o que são, seus tipos, tratamento e fatores desencadeantes é fundamental para ter mais qualidade de vida.

Se você ou alguém que você conhece sofre com alergias, consulte um profissional de saúde para orientações personalizadas. 

E não perca a oportunidade de explorar outros conteúdos relevantes no blog da Bunzl Saúde para continuar aprendendo sobre saúde e bem-estar e ter uma vida mais saudável e equilibrada.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Produtos necessários para tratamento da diabetes em casa

Próximo artigo

Cuidados com a saúde no carnaval: caia na Folia com segurança

Posts relacionados