Não deu certo? Talvez este seja o empurrão que você precisava

Se as coisas não estão dando muito certo, o que você vai fazer com todo este combustível?

Um jovem vocalista de uma banda de rock alternativo, em busca do seu lugar ao Sol, encontrou a seguinte frase escrita com spray em seu quarto: “Kurt smells like Teen Spirit” (Kurt cheira a espírito adolescente).

O problema é que Teen Spirit é uma marca de desodorante popular nos Estados Unidos. A última coisa que um roqueiro rebelde gostaria de ser lembrado ou associado.

Com o primeiro álbum lançado, mas sem muito sucesso, sem grana e ainda sofrendo bullying de uma pseudo amiga (Kathleen Hanna, vocalista de uma banda Punk, responsável pela pichação), Kurt Cobain transformou toda a sua frustração em combustível.

Smells like Teen Spirit’ é a faixa de abertura do álbum Nevermind, lançado pela banda Nirvana em 1991. Um enorme sucesso! Aclamada pela crítica, a canção lançou as bases para um subgênero do rock alternativo, na mesma época que ‘Come As you Are’, que a imprensa passou a chamar de grunge.

Você pode conferir toda a energia da música no link  https://youtu.be/hTWKbfoikeg

Naquela situação e naquele ponto da sua vida, consciente ou não, ele estava demonstrando RESILIÊNCIA. Segundo a Wikipédia: “Resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas”. Como vimos no caso acima, a criatividade pode ser uma das chaves que nos torna mais resistentes à frustração.

A era da comunicação foi como “pisar no acelerador do mundo” trazendo mudanças de conceitos, costumes e mercados financeiros altamente conectados e interdependentes. É por isso que, de uma hora para outra e sem nenhum aviso, nosso mundo pode virar de cabeça pra baixo, seja no trabalho, na família ou em um relacionamento romântico.

Ficar frustrado é natural e demonstra que não estamos contentes com a situação ou a direção que as coisas estão tomando. Como disse Stephen Covey em seu livro sobre Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes: “O problema é como vemos o problema”.

Frustrações sempre fizeram parte da vida, e sempre houve duas maneiras de lidar com elas:

1) Desanimar e desistir;

2) Ir em frente e virar o jogo.

Se você se identifica mais com a segunda opção, saiba que entre os maiores empreendedores e as pessoas com histórias de superação incríveis encontramos algo em comum: a capacidade de transformar a frustração em combustível para transformação.

Eles viraram o jogo:

Coronel Sanders

 

De família pobre, após a morte do pai teve de trabalhar bastante cedo. Começou a trabalhar aos doze anos. Já adulto, trabalhou como cozinheiro em um restaurante e era bem conhecido por suas receitas. Mas um projeto de uma estrada acabou com o  restaurante e com sua renda.

Vivendo de sua aposentadoria, passou a vender frango frito para restaurantes que pagavam quatro centavos de dólar por frango vendido. O negócio cresceu e virou uma rede de franquias, o KFC   Kentucky Fried Chicken.

 

Konosuke Matshushita

Nascido em uma família rica, dona de terras e plantações, os Matshushita perderam tudo devido a uma desvalorização. Aos nove anos de idade, ele foi trabalhar em uma loja de carvão. Já adulto, trabalhando em uma compahia elétrica, ele foi ignorado quando apresentou uma ideia inovadora para um novo modelo de tomadas.

Matsushita largou seu emprego, em 1917, e montou sua própria loja em um pequeno alojamento: a Matsushita Electric. A empresa surpreendeu o mercado com o lançamento de produtos inovadores. Mudou seu nome para Panasonic e se tornou conhecida por oferecer alta qualidade a preços baixos, firmando-se por décadas. Eventualmente, o negócio ficou conhecido por ser o maior do Japão no ramo de eletrônicos para consumo.

Jack Ma

Tentou entrar em Harvard dez vezes – e foi rejeitado em todas. Então, foi para outra faculdade e resolveu procurar um emprego. Inscreveu-se em 30 vagas diferentes – e, novamente, foi rejeitado em todas (incluindo a rede de fast food KFC).

Resolveu aprender inglês. Por nove anos, ia diariamente ao principal hotel da cidade para conversar e guiar os turistas, de graça. Ele também criou seu próprio negócio: o comércio eletrônico Alibaba. O dinheiro demorou para chegar mas com o tempo – e com o grande boom da internet –, a situação de Jack Ma se inverteu. O IPO do grupo Alibaba, que foi um dos maiores da história e atingiu US$ 25 bilhões. O empreendedor se tornou um dos homens mais ricos da Ásia e do mundo, com uma fortuna avaliada pela Forbes em US$ 27,6 bilhões.

 

Se as coisas não estão dando muito certo, o que você vai fazer com todo este combustível?

 

Referências:

https://exame.abril.com.br/pme/10-historias-de-empreendedores-que-voce-nao-conhece-mas-deveria/

Total
0
Shares
Artigo anterior

Torneira 3 Vias: luer slip x luer lock

Próximo artigo

Tudo sobre Tuberculose

Posts relacionados